domingo, 19 de fevereiro de 2017

20 de fevereiro é dia dos Pastorinhos

Na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, celebra-se a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

Para assinalar esta data, o Santuário de Fátima tem um programa especial que começa no dia 19, às 15h30, com um momento musical evocativo da sua vida e espiritualidade. Este Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. 

As celebrações litúrgicas propriamente ditas iniciam-se no domingo, dia 19 de fevereiro, com o terço às 21h30, na Capelinha das Aparições, onde estarão os ícones dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Segue-se a procissão até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde será feita a veneração junto dos túmulos dos Pastorinhos.

No dia 20, o programa começa com o terço às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia. Pelas 14h00 será a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde a irmã Ângela Coelho fará uma catequese para as crianças às 14h30 à qual se segue a oração do terço e pelas 15h30. Conclui-se o encontro com o cântico do Hino dos Pastorinhos.

Para este dia, o Departamento da Liturgia de Leiria-Fátima disponibilizou, para além dos textos litúrgicos, um esquema para a oração do terço e outro para um tempo de adoração eucarística que podem ser AQUI.

Sem comentários: