domingo, 3 de dezembro de 2017

MEDITAÇÃO DIÁRIA - DOM, 3 – DOMINGO I DO ADVENTO – ANO B

Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7 / Slm 79 (80), 2ac.3b.15-16.18-19 / 1 Cor 1, 3-9 / Mc 13, 33-37

Hoje celebramos o primeiro domingo do tempo do Advento. Este é o primeiro domingo do novo ano litúrgico, que começa com o tempo de preparação para o Natal. Durante as semanas que antecedem a celebração do nascimento do nosso Salvador, a liturgia oferece-nos leituras que pretendem fazer com que tomemos consciência do grande mistério que estamos para celebrar e das suas consequências para a nossa vida.

No Evangelho de hoje, a palavra «vigiar» repete-se por quatro vezes, como um refrão. «Acautelai-vos e vigiai», recomenda-nos Jesus no seu último discurso antes da Paixão. Não é casual que a última palavra do Senhor antes do processo que levará à sua condenação seja «Vigiai».

A fé cristã desafia-nos a vivermos com os olhos bem abertos para estarmos atentos ao que se passa à nossa volta e dentro do nosso coração. Somos desafiados à vigilância, mas não só: o Senhor convida-nos a preencher a nossa espera vigilante com uma fé ativa e viva. Aquele que confia no Senhor põe-se a caminho, percebe que a sua vida não é uma espécie de «sala de espera» onde se espera sentado a vinda do Senhor, mas é uma peregrinação em direção à promessa de uma vida abundante e plena. A atitude vigilante é aquela que nos permite ter um coração atento à presença do Senhor na nossa vida, na certeza de que Ele nunca nos abandona.

«Vigiai» – esta recomendação é tão importante que Jesus dá-nos uma imagem forte: somos como o porteiro que está de vigia à espera que o seu senhor chegue de viagem e que, por isso, fica atento para não se dar o caso de o senhor chegar e ele ter adormecido.

Não importa entrar em especulações acerca do dia e da hora, não é importante! O que é importante é viver como Filhos de Deus, revestidos do Senhor (Rm 13, 14), a cada hora do dia e da noite, para que cada hora de cada dia seja para nós um encontro com Ele, até ao encontro definitivo.

Vigiar significa simplesmente viver com a certeza de que Cristo nunca nos abandona, que está sempre presente na nossa vida, procurando manter aceso o fogo do amor no nosso coração. A vigilância concretiza-se na confiança e na oração.

Sem comentários: