segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

MEDITAÇÃO DIÁRIA - Seg, 25 - Natal do Senhor (Solenidade) - Missa do dia

Is 52, 7-10 / Slm 97 (98), 1-6 / Hebr 1, 1-6 / Jo 1, 1-18

«Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho...». Hoje celebramos a vinda definitiva de Deus ao mundo. Ele fez-Se um de nós. Por amor, vem falar-nos por Jesus Cristo, o seu Filho.
Deus é o Senhor que vem, que está sempre a vir ao nosso encontro. Nos «tempos antigos», falou-nos pela criação, mas agora, para chegarmos à plenitude da história, vem viver connosco e ser um de nós.
S. João começa o seu Evangelho apresentando-nos como que um resumo muito condensado da História da Salvação. Começa por nos dizer quem é Jesus. Sim, certo, é o Menino Jesus que hoje nasceu, mas Ele é o Verbo, a Palavra de Deus. É o princípio e o fim (finalidade), o Alfa e o Omega de tudo, Aquele por meio do qual tudo se fez «e sem Ele nada foi feito». É a Vida. É a Luz. O «Menino Jesus» é a Sabedoria de Deus que veio habitar entre nós. S. João esclarece imediatamente de quem se está a falar no seu Evangelho. O Deus Altíssimo que, por Amor, Se faz um de nós.
João esclarece que Deus Se faz «carne». Na linguagem bíblica, a «carne» é a dimensão de fragilidade da vida humana. Isto não significa simplesmente que Deus assumiu para Si um corpo com músculos e ossos, mas que Se tornou verdadeiramente um de nós. Tal como nós, não sabia tudo, não nasceu ensinado, mas sentia cansaço como nós, alegrias e tristezas, em tudo semelhante a nós exceto no pecado.
A Deus nunca ninguém O viu, mas todos temos em nós o desejo de O ver. Somos criados por Amor e para o Amor e o nosso coração não encontra a paz até que O encontremos. Só em Deus descansa a nossa alma, só n’Ele repousa o nosso coração. A Deus nunca ninguém O viu, mas o Filho Unigénito, Jesus Cristo, dá-O a conhecer. Agora que Deus Se fez um de nós, podemos ver a Deus olhando para Jesus. Para conhecer Deus basta contemplar Cristo, olhar para a sua vida, ver o que faz, ouvir o que diz e observar o modo como ama.
O Prólogo do Evangelho de S. João, que hoje rezamos, apresenta-nos o Senhor, mas só no fim de todo o Evangelho poderemos realmente conhecê-Lo. Nesta primeira página do Evangelho segundo S. João, sobrevoamos, tal como uma águia lá do alto sobrevoa os campos, a vida de Jesus, o Cristo, para podermos ter uma visão ampla de quem é Aquele cujo nascimento hoje celebramos.

Sem comentários: