terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A Palavra é um dom. O outro é um dom

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2017


Sei que o dia tem apenas 24 horas, mas se tiver algum tempo disponível aproveite e leia a Mensagem da Quaresma do Papa Francisco. Tenho a certeza absoluta que não dará por mal empregue estes minutos de leitura.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Destaques da semana

- QUARTA-FEIRA: Dia de Cinzas. Início da Quaresma. Dia de jejum e abstinência. Missas em Almoçageme às 9h30 e em Colares às 20h30 com imposição de cinzas em ambas as Missas. Reunião do Conselho Pastoral em Colares às 21h30.
- QUINTA-FEIRA: 1ª do Mês. Adoração ao SS.mo Sacramento e Oração Vocacional no Mucifal às 18h00.
- SEXTA-FEIRA: 1ª do Mês. Dia de abstinência. Adoração ao SS.mo Sacramento e confissões, em Colares às 18h00.
- SÁBADO: 5º Encontro de preparação para a Consagração “Totus Tuus” segundo o método de São Luis Maria de Monforte, no CSPC para crianças, jovens e adultos das 11h00 às 12h00.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ESPIRITUALIDADE

Dicas para entender melhor os Evangelhos (e rezar com eles)

Apenas 3 passos e um ótimo exemplo para assimilar melhor

Existem diversas formas de meditação da Palavra de Deus. A mais tradicional é a Lectio Divina, dividida em 4 partes: lectio, meditatio, oratio e contemplatio. Deixa eu traduzir este negócio: ler, meditar, orar e contemplar. Este método é usado nos seminários, conventos e mosteiros, e dura, no mínimo, uma hora.
Para o povo de Deus, que trabalha das 6 às 17, e quando chega em casa ainda tem trabalho pra fazer, eu indico um caminho mais simples e que também é eficaz. Apenas três passos! Vou usar o texto da mulher que lavou os pés de Jesus com perfume (Mt 26, 6-13), para que você entenda.
1º PASSO – Escolha um horário fixo (antes do café, antes do almoço, etc.) Só não deixe para “antes de dormir”, porquê é CILADA. Leia o texto. Mas leia com calma, observando as palavras.
2º PASSO – Agora, entre na cena e solte a imaginação. Você está sentando à mesa com Jesus. Imagine o papo que está rolando… as vozes que se misturam, o gosto da comida (uma farofa de cuscuz, ou algo do tipo). Veja como a túnica de Jesus está limpa, bem passada… Foi Nossa Senhora que preparou, para que Ele ficasse bonito no jantar. Os discípulos comem igual Grupo de Jovens após um retiro. As poucas velas em cima da mesa, iluminam o ambiente…
No meio da refeição, entra uma mulher na sala, toda desconfiada. Ela traz nas mãos um vidro de perfume, um dos melhores da época. Todos param e olham para ela, pois a mulher é conhecida por ser pecadora. A fofoca com seu nome já corre solta. Jesus também olha, mas de forma diferente. Um olhar calmo, sem nenhuma surpresa, como quem diz: “Aproxime-se, filha”.
Quando a mulher vê que Jesus está ‘desarmado’, ela se aproxima e derrama todo o perfume em sua cabeça. Imagine agora… o cheiro do perfume invade a casa… sinta o cheiro… Todos ficam assustados com a cena, enquanto Jesus fecha os olhos e abre um sorrisão… A mulher se ajoelha e começa a lavar os pés de Jesus com o perfume e a enxugar com os cabelos, chorando copiosamente. Choro de arrependimento, por todas as besteiras que fez. Os fariseus e discípulos não entendem absolutamente nada. O resto você mesmo irá meditar…
3º PASSO – Leia novamente o texto e observe as palavras de Jesus. Reze em cima destas palavras. Veja o que é preciso mudar em sua vida e, depois, guarde a Bíblia para a meditação de amanhã. Conclua com a Ave-Maria!
É assim que eu faço, e me ajuda bastante. Se achar que este método lhe serve, use sem moderações. Deus te abençoe!
(Gabriel Vila Verde)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Fátima 2017: Centenário das Aparições evoca «melhor» de cada crente - cardeal-patriarca

D. Manuel Clemente sublinha importância de acontecimento que ultrapassou fronteiras

Fátima, 23 fev 2017 (Ecclesia)
- O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que a celebração do Centenário das Aparições ultrapassa a memória histórica dos acontecimentos de 1917, na Cova da Iria, e desafia cada crente a celebrar o “melhor” de si.

“Ao celebrarmos um centenário como o de Fátima, estamos a celebrar a nós próprios, naquilo que temos de melhor e naquilo que devemos ser para melhor, por nós, para os outros, para Deus, com Maria”, refere D. Manuel Clemente, no testemunho com que se associou ao projeto ‘Vozes do Centenário’.

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, celebrar o Centenário das Aparições de Fátima é, “com certeza”, lembrar o que aconteceu com os Pastorinhos, há 100 anos, mas é também “lembrar e retomar tudo aquilo que aconteceu connosco, católicos de Portugal e mesmo além das fronteiras visíveis da Igreja, e por todo o mundo”.

“Aquela mensagem que a Senhora lembrou é a mensagem evangélica, no que tem de essencial, de vivermos definitivamente mais voltados para Deus, e de Deus para os outros e para todos, por nós e por eles”, precisa.

D. Manuel Clemente assina que, em Fátima, as palavras de “conversão, de reparação, de Evangelho” ganham “todo o significado”.

‘Vozes do Centenário’ é o título da rubrica emitida na Rádio Renascença entre o dia 2 de fevereiro e o dia 12 de maio, numa coprodução com o Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições.

OC

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

QUARESMA, UM ITINERÁRIO DE DONS

O Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração do Papa propõe, no seu site e página do Facebook, um itinerário quaresmal simples, inspirado na liturgia dos domingos da Quaresma e centrado na vida quotidiana. Uma proposta da autoria de Francisco Cortês Ferreira, sj, que começa na quarta-feira de cinzas. Inclui uma reflexão breve, uma pequena oração e um desafio a ser vivido durante a semana.
Este itinerário, com dois momentos semanais fortes – o domingo e a sexta-feira – destina-se a todos os cristãos, mas de modo particular àqueles que acabam por passar “ao lado” da Quaresma, não encontrando tempo nem disponibilidade interior para um encontro mais pessoal com Deus.

Penedo - Sexta-feira 24 Fevereiro às 21h00


Azenhas do Mar - Quinta-feira 23 Fevereiro 21h00

domingo, 19 de fevereiro de 2017

O melhor Jejum


20 de fevereiro é dia dos Pastorinhos

Na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, celebra-se a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos de Fátima.

Para assinalar esta data, o Santuário de Fátima tem um programa especial que começa no dia 19, às 15h30, com um momento musical evocativo da sua vida e espiritualidade. Este Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. 

As celebrações litúrgicas propriamente ditas iniciam-se no domingo, dia 19 de fevereiro, com o terço às 21h30, na Capelinha das Aparições, onde estarão os ícones dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Segue-se a procissão até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde será feita a veneração junto dos túmulos dos Pastorinhos.

No dia 20, o programa começa com o terço às 10h00, na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia. Pelas 14h00 será a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde a irmã Ângela Coelho fará uma catequese para as crianças às 14h30 à qual se segue a oração do terço e pelas 15h30. Conclui-se o encontro com o cântico do Hino dos Pastorinhos.

Para este dia, o Departamento da Liturgia de Leiria-Fátima disponibilizou, para além dos textos litúrgicos, um esquema para a oração do terço e outro para um tempo de adoração eucarística que podem ser AQUI.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

"Totus Tuus Maria"

- SÁBADO: 3º Encontro de preparação para a Consagração Total a Jesus Através de Nossa Senhora, segundo o método de São Luis Maria de Monforte, no Centro Social Paroquial Colares para crianças e adultos das 11h00 às 12h00.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Destaques da Semana

- SEGUNDA-FEIRA: Reunião de Aprofundamento da fé em Colares às 21h00.
- QUARTA-FEIRA: Adoração ao SS.mo Sacramento em Almoçageme às 10h00.
- SEXTA-FEIRA: Encontro de Formação “A caminho com os Santos”, no Centro Social e Paroquial às 21h00.
- SÁBADO: 3º Encontro de preparação para a Consagração “Totus Tuus” segundo o método de São Luis Maria de Monforte, no CSPC para crianças e adultos das 11h00 às 12h00.

Quaresma o Papa Francisco propõe


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Mensagem do Papa Francisco para o XXV Dia Mundial do Doente

11 de fevereiro de 2017

«Admiração por quanto Deus realiza: “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,49)»

Queridos irmãos e irmãs,
Irmãs e irmãos todos – doentes, profissionais de saúde e voluntários –, elevemos juntos a nossa oração a Maria, para que a sua materna intercessão sustente e acompanhe a nossa fé e nos obtenha de Cristo seu Filho a esperança no caminho da cura e da saúde, o sentido da fraternidade e da responsabilidade, o compromisso pelo desenvolvimento humano integral e a alegria da gratidão sempre que Ele nos maravilha com a sua fidelidade e a sua misericórdia:

Ó Maria, nossa Mãe,
que, em Cristo, acolheis a cada um de nós como filho,
sustentai a expectativa confiante do nosso coração,
socorrei-nos nas nossas enfermidades e sofrimentos,
guiai-nos para Cristo, vosso filho e nosso irmão,
e ajudai a confiarmo-nos ao Pai que faz maravilhas.

A todos vós asseguro a minha recordação constante na oração e concedo, de coração, a Bênção Apostólica.

Papa Francisco

Primeiras notícias oficiais sobre a visita do Papa

Começaram a ser dadas notícias oficiais sobre a visita do Papa a Portugal… Sim, porque não confirmadas há muitas e todos os dias surgem novas…! Mas esta sexta-feira decorreu a primeira conferência de imprensa, em Fátima, sobre a celebração do centenário e sobre a presença do Papa, como peregrino, na Cova da Iria. Já se sabe quem coordena a visita, o reitor do Santuário, que não acha provável que os pastorinhos Francisco e Jacinta, beatificados no ano 2000, sejam canonizados este ano. O que também já se conhece é a identidade visual da visita do Papa.

Fátima continua a ser notícia, oficialmente, pelo encerramento da fase diocesana do processo de canonização da Irmã Lúcia. Vai acontecer dia 13, segunda-feira, e a Agência ECCLESIA publica várias histórias que ajudam a conhecer melhor a “memória” das Aparições de Fátima:
- a vice-postuladora recorda que «difusão» da Mensagem de Fátima passa por uma religiosa na clausura;
- uma carmelita que conviveu com a Irmã Lúcia lembra o dia em quis saber como «o computador trabalhava»
- e o bispo de Coimbra afirma que a clausura vivida pela Irmã Lúcia era «absolutamente atenta» ao mundo

E há outras histórias para conhecer sobre a longa vida de Lúcia de Jesus, nos próximos dias… Ainda hoje, fica uma sugestão: olhar a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente, que hoje se assinala, como uma forma de lembrar momentos de fragilidade. E um apelo: o da Cáritas Portuguesa para apoiar os refugiados na Turquia.