sexta-feira, 30 de março de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Sex, 30 - SEXTA-FEIRA SANTA

Is 52, 13 – 53, 12 / Slm 30 (31), 2.6.12-13.15-17.25 / Hebr 4, 14-16; 5, 7-9 / Jo 18, 1 – 19, 42

«Tudo está consumado». Estas são as últimas palavras de Jesus, depois de ter dado tudo, amando até ao fim. Cumpre a sua vida. Revelando a glória do Amor, entrega-Se ao Espírito que agora, pela sua entrega, também nós conhecemos. A Boa Notícia, o Evangelho, é que o Espírito Santo, que é a Vida de Deus e que com Jesus Cristo e o Pai forma um só Deus, é a mesma Vida que nos é oferecida. Somos habitados pelo Espírito Santo e isto significa que também em nós habita a vida de Deus. Também nós somos amados pelo Pai com o mesmo amor com que Ele ama o Filho.

A morte de Jesus não é o seu fim! É o atingir da plenitude da sua vida, é o completar-se daquilo que Ele é; é a plenitude do amor que assim é totalmente realizado. Ele não Se deixou enganar, não acreditou na tentação que a todos tenta convencer que a vida deste mundo é a única coisa importante: Ele bem sabia que esta vida é um dom e que um dom não se desperdiça, mas sabia também que esta vida é uma peregrinação, tem uma meta e é realizada na medida em que realizamos em nós essa mesma meta. Assim, Ele viveu com o coração centrado no essencial e por isso mesmo levou ao cumprimento total a sua vida, amando até ao extremo.

Esta é a hora do Senhor, a hora da glória do Filho de Deus, a hora da nova criação. Jesus, dando a sua vida, entregando o seu Espírito ao Pai, dá-nos a vida, realiza para nós o reino de Deus. Leva toda a criação ao seu cumprimento definitivo, liberta-nos para sempre, fazendo de nós comunidade de irmãos e irmãs unidos num só corpo, o Corpo de Cristo.

Sem comentários: