segunda-feira, 14 de maio de 2018

13 a 20 de Maio - Semana da Vida “Eutanásia… O que está em jogo?”

A Igreja Católica em Portugal vai dedicar a sua Semana da Vida de 2018 ao tema da eutanásia, procurando promover um debate “sereno” sobre o tema, apresentando a sua posição à sociedade.

A iniciativa vai decorrer de 13 a 20 de maio, lançando a questão "Eutanásia… O que está em jogo?".

As propostas da Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) partem de um alerta do Papa Francisco, sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana”.

“Voltamos à problemática da Eutanásia, que envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião da celebração, preparado pelo DNPF.

Os responsáveis pela iniciativa consideraram importante retomar o documento publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2016, ‘Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador’, a fim de “aprofundar o que está em causa, distinguir conceitos, conhecer mais claramente o que a Igreja defende e propõe”.

13 a 20 de Maio - Semana da Vida “Eutanásia… O que está em jogo?”

“Também para nos deixarmos questionar por uma e outra posição, e testemunhar Aquele que pode libertar-nos, oferecendo-nos uma Luz que nos descubra a nós mesmos um sentido capaz de tornar boa a nossa vida e digna de ser vivida”, pode ler-se, no texto de apresentação da iniciativa anual.

No guião, disponível aqui, propõe-se a título de exemplo:

·     a meditação dos Mistérios Dolorosos;

·     momentos de oração pela Vida, ao longo da semana (pode fazer download da pagela com a oração)

Desejamos a todos uma boa Semana da Vida!

Sem comentários: