quarta-feira, 27 de junho de 2018

Papa Francisco nomeia novo Arcebispo para Arquidiocese de Évora

Dom Francisco José Senra Coelho  Foto: C E Portuguesa
Vaticano, 26 Jun. 18 / 12:30 pm (ACI).- Dom Francisco José Senra Coelho foi nomeado pelo Papa Francisco nesta terça-feira, 26 de junho, novo Arcebispo de Évora (Portugal), sucedendo Dom José Alves, que teve a renúncia por idade aceita pelo Pontífice.

Até então, Dom Francisco Senra era Bispo Auxiliar de Braga. Sua posse como Arcebispo de Évora está agendada para o dia 2 de setembro deste ano.

Dom Francisco José Villas-Boas Senra de Faria Coelho nasceu a 12 de março de 1961 em Maputo, Moçambique, sendo os pais naturais de Adães, concelho de Barcelos, na Arquidiocese de Braga.

Em Portugal, frequentou o Seminário Menor e o Curso de Filosofia na Arquidiocese de Braga. Em 1980, foi para o Seminário Maior de Évora, onde concluiu os estudos de Teologia, e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1986.

É doutor em História pela Universidade Internacional de Phoenix (EUA), tendo como tema da tese a vida do Arcebispo de Évora, Dom Augusto Eduardo Nunes, no contexto da Primeira República em Portugal.

Em seu ministério sacerdotal, serviu como docente do Instituto Superior de Teologia de Évora, assistente religioso dos estúdios da Rádio Renascença e da Rádio Sim em Évora, assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, da Associação dos Missionários de Cristo Sacerdote, do Movimento dos Cursos de Cristandade e membro do Conselho Presbiteral e do Cabido da Basílica Metropolitana de Évora, na qualidade de cônego capitular, assumindo as funções de tesoureiro-mor.

Em abril de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Auxiliar de Braga, tendo recebido a ordenação episcopal em 29 de junho daquele ano. Seu lema episcopal é “Illum oportet crescere me autem minui” (Para que Ele cresça e eu diminua) (Jo 3, 30).

Na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), atualmente, faz parte da Comissão Episcopal Laicado e Família.

Em nota assinada por seu secretário, Pe. Manuel Barbosa, a CEP invocou “as bênçãos do Senhor sobre D. Francisco Senra Coelho para que assuma esta nova missão como Pastor da Arquidiocese de Évora com a mesma dedicação pastoral com que tem exercido o seu ministério episcopal”.

Sem comentários: