quinta-feira, 12 de julho de 2018

REZE PELOS SACERDOTES - 12 DE JULHO

Eu, Sacerdote

Comecei a minha missão pastoral, há cerca de dez anos, no interior minhoto. No início, havia muitas crianças, jovens e catequistas. Entretanto, tudo se alterou. Fecharam todas as escolas e infantários que havia nas três paróquias e os funerais chegaram a quatro por semana.
Passei a ser catequista permanente de dois grupos, mistos. Passei também para uma rotina de assistência à terceira idade. Multiplicavam-se solicitações de pessoas sozinhas, doentes, sem condições habitacionais, de alimentação, higiene e gestão de medicamentos. Valeu de muito ter um Centro Social.
Nas missas, durante a semana, era sacerdote, leitor, sacristão, etc. O tempo de verão era ocupado com muitas festas, procissões, novenas, casamentos e batizados, normalmente de emigrantes. Surgiram também as dificuldades económicas. A falta de férias e, muitas vezes, de um dia de descanso foi-se refletindo na minha saúde. Chorei muitas vezes sozinho.
Peço-vos que rezem pela minha saúde, tantas vezes atingida pelas preocupações pastorais e pela solidão. Rezem para que Deus me dê forças para continuar a caminhada e ser cada vez melhor pastor.

Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor,

Tu quiseste chamar homens de coração generoso a estar contigo e a aprender contigo o que significa entregar a vida em amor e serviço. Deste-lhes a missão de anunciar a todos o amor do Pai, de ser guia e amparo das comunidades às quais são enviados.

Cada sacerdote é chamado a ser, nas suas alegrias e dificuldades, nos seus talentos e fragilidades, exemplo vivo da tua presença no mundo e na Igreja.

Eu Te peço por todos os sacerdotes, em especial os que vivem em maior solidão as dificuldades do seu ministério. Que o teu Espírito Santo seja o seu conforto.

Uno esta minha oração à de todos os cristãos que, nestes dias, rezam pela missão dos sacerdotes, como nos pede o Papa Francisco neste mês, na intenção que confia à sua Rede Mundial de Oração.

Senhor Jesus, Bom Pastor, ouve a minha oração pelos sacerdotes.

Pai-Nosso, Avé Maria e Glória.

Sem comentários: