domingo, 22 de julho de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 22 – DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM / ANO B

No domingo passado, víamos como o Senhor envia os seus apóstolos dois a dois. Depois de os ter chamado pessoalmente, envia-os em comunidade para anunciarem aquilo que viram e viveram, estando com Ele. Tal como os apóstolos, também nós somos enviados a anunciar o Senhor a todos aqueles que connosco caminham ao longo da vida, mas o envio só é verdadeiramente de Cristo se regressamos sempre a Ele. É por Ele que os apóstolos são enviados e, por isso, o envio só está completo no regresso e no encontro com Aquele que envia.

Assim que regressam, depois de terem contado com alegria tudo o que fizeram e viveram, Jesus convida-os a estarem com Ele, dizendo: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». Depois de terem estado a «semear» a Palavra, estão agora com Aquele que Se faz Pão.

Aquilo que faz de nós discípulos é estar com o Senhor, aquilo que nos constitui como comunidade é, antes de mais, o estarmos reunidos com Jesus, em Jesus e a Jesus. A missão de levar outros até Ele parte d’Ele e leva-nos, também a nós, até Ele. Isto significa que somos todos chamados a encontrar Jesus no concreto da nossa vida, nas nossas relações de amizade, na família, no trabalho e a anunciá-Lo a todos. O mais belo de tudo é que, quanto mais O anunciamos, mais O conseguimos ver à nossa volta e melhor podemos escutar o seu chamamento a estar com Ele e a descansar n’Ele.

Quem se deixa confrontar pela Palavra é sempre convidado a entrar mais profundamente no mistério do Amor, que não nos sobrecarrega, mas nos conduz à Paz. Na verdade, é o próprio Senhor quem nos diz: «Vinde a Mim vós que estais cansados e oprimidos que Eu vos aliviarei». Ele bem sabe que a vida nos traz dificuldades e pesos que, por vezes, nos parecem insuportáveis e por isso nos chama a estar com Ele, a entrar com Ele na «terra prometida» que é a vida vivida no amor.

Quem ama, não cansa nem se cansa (S. João da Cruz)!

Sem comentários: