domingo, 14 de outubro de 2018

Papa nomeia D. Daniel Henriques como Bispo Auxiliar de Lisboa

O Papa Francisco nomeou, hoje, 13 de Outubro, o cónego Daniel Henriques como Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa. Segundo a Santa Sé, o novo Bispo recebe o título de ‘Acquae Tibilitane’.


D. Daniel Batalha Henriques, de 52 anos, é membro do presbitério de Lisboa e era, atualmente, pároco das paróquias de Torres Vedras e Matacães e vigário da Vigararia de Torres Vedras. Natural da Paróquia de Santo Isidoro, em Mafra, entrou no Seminário de Almada, em 1982, e concluiu a sua formação no Seminário dos Olivais, em 1989. Foi ordenado sacerdote, pelo Cardeal D. António Ribeiro, em 1990, no Mosteiro dos Jerónimos.
A primeira nomeação foi, em 1990, para membro da equipa formadora do Seminário de São Paulo, em Almada. Foi depois pároco da Ramada, Famões, Algés e Cruz Quebrada, e diretor do Serviço de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa.O novo Bispo Auxiliar foi nomeado cónego do Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa, em abril de 2011. A ordenação episcopal de D. Daniel Henriques vai ter lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no dia 25 de novembro, Domingo de Cristo-Rei.

Sem comentários: