sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Mensagem de Natal do Nosso Pároco

Natal é Luz!
O Natal surge na liturgia cristã para encher a nossa vida de Esperança nos destinos da humanidade e no futuro promissor da nossa civilização. O Natal convida-nos à reflexão. É tempo de fazer uma análise introspectiva e retrospectiva de todas as nossas ações. É tempo de refletir, de pensar e falar corretamente, e de edificar a paz. É tempo de receber e aceitar a mensagem calorosa do Menino materializada na figura de uma Mãe que amamenta o filho, aconchegando-o de encontro ao peito. O Natal de Jesus traz-nos a certeza inabalável de que enquanto houver na terra uma mãe e uma criança, apesar de tudo e de todos, haverá Esperança.
Natal é festa de Luz porque um Natal sem luz não é Natal. Que exista a luz na alma, no coração; que exista perdão aos outros; que não existam inimizades, que são trevas. Que exista a luz de Jesus, tão bela. Um Natal de luz é uma oportunidade de perdoar e limpar a alma.
O Natal ruidoso afugenta o silêncio, que permite ouvir a voz do amor. O Natal deve significar para todos nós o permanente renascer de Jesus na manjedoura dos nossos corações. Além das decorações das nossas Igrejas, casas e outros espaços, devemos decorar o Natal com uma vida de bondade, paciência, alegria, generosidade, fazendo resplandecer a própria luz dos que desejam iluminar os outros.
O canto das mensagens de paz, justiça e amor reflete-se no anjo anunciador da boa nova, na estrela-guia, nos Reis Magos, nos presentes, nas cores luminosas da árvore, na humildade e na bondade dos homens. A reflexão leva-nos a crer que o amor selará definitivamente a vitória do bem sobre o mal, justificando o esplendor do Natal de Jesus. A vida de Jesus foi uma mensagem esplendorosa de alegria, de entusiasmo, de amor e luz, que demonstrou à humanidade o poder da divina misericórdia, comprovando que quem comanda o universo não é uma máquina, mas um coração.
Comemoremos o Natal e o Ano Novo, deixando cair sobre os céus das nossas almas, repletas de luz, uma verdadeira melodia de amor oferecida ao nosso próximo, sobretudo em ambiente de família, ou seja aqueles que são o presente mais precioso que Deus nos deu.
A todos os Paroquianos, Amigos e a todos os que nos visitam nesta página da internet: Feliz Natal e próspero Ano Novo!
Pe. José António

Sem comentários: