quinta-feira, 18 de abril de 2019

Palavras de Fé

Os Sacramentos Pascais

Muito cedo, na Liturgia cristã, a Páscoa, e de modo particular a Vigília Pascal, foi marcada pelos sacramentos da Iniciação Cristã, ou seja, o Batismo, o Crisma e a Eucaristia

A liturgia renovada da Vigília Pascal prevê que haja sempre a Celebração do Batismo nas Catedrais e comunidades paroquiais, de preferência de adultos (mas não só) que tenham feito a caminhada de preparação com a comunidade paroquial durante o tempo necessário. E sendo eles batizados, e na ausência do Bispo, serão igualmente crismados pelo Presbítero que os batiza, poden¬do ainda participar pela primeira vez na Eucaristia.

A Páscoa é fundamentalmente uma festa batismal no seu sentido pleno, isto é, comporta o mistério de Pentecostes, vivenciado no Crisma, e também a vivência da comunidade cristã pela Eucaristia, atualização do mistério pascal de Cristo.

Pelo Batismo e o Crisma, é a Festa batismal que gera e dá à luz novos filhos à Igreja, a fim de serem integrados como membros plenos na vida comunitária e eclesial

A Páscoa é também um tempo litúrgico marcado pela importância dos símbolos. Neste caso, os grandes símbolos pascais calarão fundo no coração da comunidade cristã. Todos serão iluminados (a liturgia da luz). Todos serão recriados pela Palavra eficaz (as leituras bíblicas). O símbolo da água tornar-se-á algo muito presente no batismo dos novos filhos e na renovação das promessas batismais. Os óleos abençoados e consagrados na Quinta-feira Santa renovarão a unção do Espírito recebidos no Crisma. O pão e o vinho realizarão a participação no banquete do Reino.

Rezemos por todos aqueles que na nossa, e noutras comunidades serão batizados nesta Páscoa, para que se sintam e sejam verdadeiramente filhos e filhas de Deus.

A todos uma Santa e abençoada Páscoa, na alegria da Ressurreição de Jesus!

Pe José António Rebelo da Silva

Sem comentários: