quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Conselho Pastoral - “O programa da Igreja é deixar que o Reino aconteça”

Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apontou o “programa de Jesus Cristo” como o essencial para a vida da Igreja. No encontro, foi apontada a solidão, em especial entre os idosos, como prioridade nas preocupações de cada paróquia.
Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Seminário dos Olivais, o Cardeal-Patriarca, na sua intervenção, refletiu sobre a ‘Carta aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral 2019-2020’ e garantiu que “95% do programa da Igreja” não vem em ‘calendário ou plano pastoral’. “O programa da Igreja é o programa de Jesus Cristo, é aquilo que acontece com o trabalho que fazem os leigos, religiosos, institutos seculares, padres, diáconos, Bispos... Trata-se de fazer aquilo que Jesus Cristo fazia, que é acompanhar as pessoas, deixar que o Reino aconteça... Isso é o programa”, salientou.
Neste encontro que reuniu, pela segunda vez, os membros do mandato 2019-2024 do Conselho Pastoral Diocesano, D. Manuel Clemente valorizou a proposta das ‘Semanas Vicariais da Caridade’, que estão a ser preparadas e realizadas em diferentes datas, em cada vigararia da diocese, e que antecedem o “Congresso da Pastoral Social, em maio”, onde “será o momento para se avaliar o que se fez e haverá certamente algo de prospetivo”, apontou.

Sem comentários: