sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Líderes mundiais olham para Taizé com esperança: Guterres e Ursula von der Leyen enviam mensagens

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enviaram mensagens aos participantes no 42º Encontro Europeu de Taizé, que começa este sábado na Polónia, e que termina no primeiro dia do novo ano.

«Há anos, quando era estudante universitário, participei num encontro de Taizé, e essas memórias permanecem vivas. Ontem e hoje, admiro muito os vossos esforços para congregar pessoas de tantos países e tradições», assinala o responsável português em texto publicado na página da comunidade ecumenica fundada pelo Ir. Roger Schütz.

Para António Guterres, a «abertura à diversidade é particularmente importante hoje, num tempo de divisões em todo o mundo. Assistimos a rivalidades geopolíticas, a desigualdades crescentes, a um abismo cada vez mais fundo entre os povos e as instituições políticas, e a uma rutura entre os povos e o planeta, ilustrada pelo agravamento da crise climatica».

«A cooperação internacional é mais importante que nunca, e o mundo precisa dos jovens, em particular para continuar a fazer pressão em favor da ação, das soluções e da mudança», acentua.

Ao desejar um «encontro memorável» para os cerca de 15 mil participantes de vários continentes, incluindo 150 de Portugal, esperados na cidade de Wroclaw, o secretário-geral lança «um apelo especial» para que ajam «em favor do ambiente».
Clique aqui para ler mais

Sem comentários: