domingo, 1 de dezembro de 2019

Lisboa: Cardeal-patriarca alerta para distrações na celebração do Natal

Dez 1, 2019 - 17:20

D. Manuel Clemente presidiu a Missa pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Foto: C. M. Lisboa
Oeiras, 01 dez 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa alertou hoje em Oeiras para as distrações que afastam os católicos do sentido religioso da celebração do Natal, falando numa Missa pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

“Prepararmos o Natal não é andarmos por aí distraídos com Pais Natais, a oferecer presentes, e outras coisas do género. Preparar o Natal é preparar o coração para o nascimento de Jesus, onde Ele continua a nascer, realmente”, realçou D. Manuel Clemente, na homilia da celebração, que decorreu na Paróquia de Santo António de Nova Oeiras.

A Eucaristia aconteceu no primeiro domingo do tempo litúrgico do Advento, que marca o início de um novo ano, no calendário católico.

“Se nós queremos celebrar verdadeiramente o Natal de Jesus e não nos distrairmos com coisas que não têm nada a ver com isso, então reparemos que o presépio e a Cruz continuam em cada irmão, especialmente naqueles mais dependentes, ou seja, que mais têm para oferecer”, afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente falou num “advento permanente” de Jesus Cristo, que vem ao encontro da humanidade.

A celebração foi organizada pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em colaboração com a APCL (Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa) – Centro Nuno Belmar da Costa.

“Se quisermos ter Natal a sério, olhemos bem à nossa volta: quer nas instituições, onde muitos estão, quer nas casas em que muitos permanecem, na vida, onde não faltam dependências, onde Jesus está para nos oferecer muito mais do que nós lhe podemos oferecer a Ele”, pediu D. Manuel Clemente aos participantes.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu que as pessoas com deficiência são “presença” de Deus que vem ao encontro de todos.

“[Jesus] muitas maneiras de chegar a cada um de nós, assim o saibamos receber”, indicou.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebra-se na terça-feira.

OC

Sem comentários: