segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Luz da Paz de Belém - “Dai a luz de Cristo a todos”

Na cerimónia regional de partilha da Luz da Paz de Belém, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes desafiou os escuteiros a ousarem “ser luzeiros de Cristo”. Na Sé Patriarcal, na noite do passado dia 17 de dezembro, o prelado desejou ainda que esta luz seja “uma chama que se acende rumo à JMJ 2022”.
“Partilhai com todos a Luz da Paz de Belém, sobretudo a luz que está em vós: Cristo e o seu amor por todos. Dai a luz de Cristo a todos: aos que andam nas trevas e também aos que andam na luz, para que não saiam da luz.  Ousai ser luzeiros de Cristo! Sede sempre e em toda a parte amor em ação e, com Ele, sede aquilo que Jesus disse que devemos ser, «luz do mundo»”, convidou o Bispo Auxiliar, na celebração que reuniu diversos agrupamentos de escuteiros da diocese, que agora vão distribuir, nas suas comunidades cristãs, a Luz da Paz de Belém.Promovida pela Região de Lisboa do CNE – Corpo Nacional de Escutas, a cerimónia regional de partilha da Luz da Paz de Belém teve lugar na Sé de Lisboa. “Desejamos que a partilha da Luz da Paz de Belém que vamos fazer seja «uma chama» que se acende rumo à JMJ 2022, e nos leve a partir «apressadamente», como Maria, para servir quem precisa”, assinalou o prelado, no início da homilia. “Somos chamados a transmitir a Luz da Paz de Belém com o testemunho da nossa disponibilidade para servir: servir na família; servir os amigos; servir os próximos, conhecidos ou desconhecidos, simpáticos ou antipáticos”, acrescentou. 
Na partilha da Luz da Paz de Belém, D. Joaquim Mendes deixou ainda “três desafios” aos escuteiros. “Primeiro, deixai-vos iluminar por Cristo. Ele veio e vem continuamente para partilhar connosco a sua vida luminosa, para iluminar a nossa”, apontou, destacando como segundo desafio o “caminhar na luz”. “Caminhar com Cristo, nas peugadas de Cristo, atentos à sinalética que Ele coloca no vosso caminho, nos vossos trilhos, na vossa vida”, sublinhou. Finalmente, o “terceiro desafio, partilhar a luz de Cristo com todos”.

Sem comentários: