domingo, 29 de dezembro de 2019

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 29 – Sagrada Família de Jesus, Maria e José (Festa) – Ano A

Sir 3, 3-7.14-17a / Slm 127 (128), 1-5 / Cl 3, 12-21 / Mt 2, 13-15.19-23


Deus, desde sempre, foi família. Nunca existiu numa unicidade monolítica. Sempre foi plural e comunitário, totalmente ao inverso do «orgulhosamente só». Deus sempre foi a família das pessoas divinas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Criou-nos à sua imagem e semelhança, portanto temos em nós o ADN divino, que é estruturalmente comunitário, familiar.


Hoje fazemos festa à melhor família do mundo, tão humana e tão divina: a família de Jesus, Maria e José. Centrados nesta especialíssima família, queremos também celebrar as nossas famílias, abrindo-nos à graça de crescerem segundo este perfeito modelo de uma família humana.

O livro de Ben Sirá, cerca de 200 anos antes de Cristo, dá-nos conselhos muito práticos e úteis, sobretudo sobre a vida familiar. O nome mais popular com que era conhecido este livro foi o de «Eclesiástico», ou seja, o «livro para ser lido nas Igrejas», tão sábios conselhos nele se encontram. Nesta passagem se chama a atenção do dever de os filhos tratarem bem o seu pai e a sua mãe, dever que tem uma vertente humana, mas também é o cumprimento do que Deus quer e que será generosamente recompensado pelo Criador: «Quem honra seu pai obtém o perdão dos pecados, e acumula um tesouro quem honra sua mãe... A oração de quem honra os pais será atendida».

A nossa experiência diz-nos que a família é um tesouro valiosíssimo, apesar de todas as limitações dos seus membros. A família é a nossa primeira escola e o nosso porto seguro. Quando surge algum problema, segundo o Papa Francisco, «a família é o hospital mais próximo».

S. Paulo oferece instruções para a vida de família, que não exige atos heroicos, mas simples práticas de amor concreto: estima e apoio mútuo, humildade e mansidão, perdão e misericórdia. Ou seja, em tudo pôr amor, qual condimento que dá o sabor da alegria de viver em comunhão familiar.

Do relato do Evangelho, podemos concluir que famílias santas e exemplares não estão isentas de problemas, como a família de Jesus, Maria e José. Mas, aconteça o que acontecer, nunca faltará a proteção de Deus providente, através de algum «Anjo do Senhor».

Sem comentários: