quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Que presente você vai oferecer a Jesus neste Natal?

Jesus não precisa de ouro, incenso ou mirra…

Enquanto passamos muito tempo pensando nos presentes que daremos à família e aos amigos no dia de Natal, com que frequência pensamos nos presentes que daremos a Jesus?
São João Crisóstomo, um bispo do século IV, fez uma série de homilias sobre o nascimento de Jesus e explicou à sua congregação quais presentes eles deveriam levar a Jesus no dia de Natal. Na época, o nascimento de Jesus não era amplamente celebrado. Por isso, ele explicou algumas das razões pelas quais os fiéis deveriam comparecer à Missa naquele dia:

Portanto, neste dia, peço que deixem suas casas com zelo e entusiasmo, e estejam aqui presentes, para que juntos possamos ver nosso Senhor envolto em panos, deitado na manjedoura. Que qperdão pode haver para nós, se não viermos de nossas casas para procurá-Lo, que por nossa causa desceu do céu?

Os magos, embora fossem estrangeiros, se apressaram da Pérsia, para que pudessem contemplar o Salvador deitado na manjedoura. E nós, cristãos, não devemos suportar uma distância tão curta para o desfrute dessa vista abençoada? Pois se nos aproximarmos com fé, certamente o veremos deitado em uma manjedoura. Sua mesa sagrada suprirá o lugar de uma manjedoura. Pois espalhará o corpo de nosso Senhor, não envolto em panos como então, mas por todos os lados cercados por seu Espírito Santo. Aproxime-se, então, e faça a oferta de teus presentes, não como os apresentados pelos magos, mas presentes infinitamente mais preciosos.

Eles trouxeram ouro; traga temperança e virtude. Eles ofereceram incenso; ofereça a oração de um coração puro, que é incenso espiritual. Eles apresentaram mirra; apresente humildade, mansidão e caridade. Se você se aproximar com esses dons, poderá participar com muita confiança da Santa Ceia.

Naquele contexto, Crisóstomo estava incentivando sua congregação a trazer esses presentes quando eles se aproximavam do altar para receber a Santa Comunhão. Esse continua sendo o momento perfeito para oferecer a Jesus os nossos presentes de Natal.


Ao prepararmos o coração para o nascimento de Cristo, meditemos em quais presentes podemos levar a Jesus na Missa no dia de Natal e em quais virtudes podemos trabalhar.

Jesus não precisa de ouro, incenso e mirra, mas deseja um coração puro e virtuoso para nós.

Sem comentários: