domingo, 23 de fevereiro de 2020

Falecimento de D. Ilídio Leandro

 D. Ilídio Leandro
21 de Fevereiro de 2020
Cardeal-Patriarca lembra “entrega e afinco” de D. Ilídio Leandro

D. Manuel Clemente lembra a “presença sempre disponível” do Bispo emérito de Viseu que faleceu hoje, aos 69 anos.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa lembrou hoje D. Ilídio Leandro como uma “presença sempre disponível, cumpridora e que sempre levou a sua vida sacerdotal e episcopal com muita entrega e afinco”. “Nestes últimos anos em que a doença o atacou também permaneceu muito sereno e foi um bom exemplo para todos nós”, referiu D. Manuel Clemente deixando “uma palavra de muita gratidão pela sua vida, pelo seu trabalho e agora de intercessão para que o Senhor o tenha em paz e o coroe tantos méritos como ele demonstrou”.

Numa nota publicada no site da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em reação à morte de D. Ilídio Leandro, o porta-voz, padre Manuel Barbosa, manifesta o “sentido pesar pela sua partida desta vida peregrina e a viva esperança de que esteja na comunhão eterna de Deus, agora como nosso intercessor”. “Manifesto igualmente um forte reconhecimento pelo seu prestimoso contributo no seio da Conferência Episcopal, nomeadamente nas suas comissões e outros serviços”, refere.

D. Ilídio Pinto Leandro, bispo emérito da Diocese de Viseu, faleceu hoje, aos 69 anos de idade, no Hospital de São Teotónio (Viseu), onde estava internado, após agravamento da sua saúde.

A Diocese de Viseu anunciou que este sábado, pelas 12h00, na igreja do Centro Pastoral de Viseu, tem início um “tempo de oração e vigília”, que se conclui às 21h00, com a celebração do Ofício de Leitura de Defuntos. No Domingo, pelas 12h00, decorre o cortejo fúnebre para a Catedral de Viseu, onde o corpo permanece até à celebração da Missa Exequial, pelas 15h00. As cerimónias prosseguem na terra natal do falecido Bispo, Rio de Mel (Pincelo dos Milagres, São Pedro do Sul), onde vai ser celebrada a Eucaristia, pelas 17h00, seguindo-se o sepultamento no cemitério local.

com Ecclesia

Sem comentários: