quinta-feira, 19 de março de 2020

Igreja: Famílias convidadas a rezar juntas o terço, no dia de São José

Cardeal-patriarca lembrou a iniciativa marcada para as 21h00 em Roma (20h00 em Portugal) desta quinta-feira na Eucaristia que presidiu hoje na Capela do Grupo Renascença Multimédia

Lisboa, 18 mar 2020 (Ecclesia) – As famílias católicas de todo o mundo estão a ser convidadas a rezar juntas o terço esta quinta-feira, dia de São José, pelas 21h00,em Roma (20h00 em Portugal)  numa iniciativa de oração pelo Papa e as pessoas afetadas pela pandemia do Covid-19.

“No dia de São José, pelas nove da noite, onde estivermos, rezemos o terço. Será muita gente. Serão muitos milhares, milhões a rezarem pelo Santo Padre a São José, que é também o protetor da Santa Igreja”, disse hoje D. Manuel Clemente, cardea l-patriarca de Lisboa, na Missa a que presidiu na sede da Rádio Renascença, com transmissão nacional.

“São José proteger-nos-á também”, assinalou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

No início da Missa, D. Manuel Clemente falou num momento “preocupante” que atinge muitas pessoas.

“Nós não deixamos de confiar no Senhor, porque sabemos que com Deus há sempre futuro”, declarou.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa deixou um elogio às pessoas que estão na linha da frente do combate ao covid-19.

“Não estamos sós, Deus está connosco”, acrescentou.

Portugal tem neste momento 642 infeções confirmadas, com duas mortes, segundo dados oficiais divulgados pelo Governo.

Esta manhã, no Vaticano, o Papa já se tinha unido ao apelo dos bispos italianos para convocar um momento de oração por todos os afetados pela “emergência sanitária”.

“Cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa: todos unidos espiritualmente, amanhã (quinta-feira), pelas 21h00, na recitação do Rosário, com os mistérios luminosos. Eu vos acompanharei, desde aqui”, indicou.

“Pedimos proteção de modo especial para as nossas famílias, os doentes, as pessoas que cuidam deles: médicos, enfermeiras, voluntários, que arriscam a sua vida neste serviço”, explicou Francisco, na audiência geral desta semana, que decorreu à porta fechada, com transmissão online.

A intervenção evocou a celebração anual da solenidade litúrgica de São José (19 de março), que coincide em muitos países com o Dia do Pai.

“Na vida, no trabalho, na família, na alegria e na dor, São José procurou e amou sempre o Senhor, merecendo o elogio da Escritura como homem justo e sábio. Invocai-o sempre, especialmente nos momentos difíceis, e confiai a este grande santo a vossa existência”, recomendou o Papa.

OC

Sem comentários: