sexta-feira, 27 de março de 2020

Não deixe de viver com grande sentido a Semana Santa e Páscoa

PROPOSTAS DE REFLEXÃO E ORAÇÃO
EM TEMPO DE QUARESMA E QUARENTENA 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus COVID 19 veio transformar substancialmente as nossas vidas. É um tempo novo, de paragem e recolhimento, que pode ser também uma oportunidade para descobrir a nossa liberdade interior e exercitar a fé, a esperança e a confiança.

O Papa tem acompanhado em oração os doentes, os mortos, as famílias, os profissionais de saúde e todos os que estão na linha da frente deste combate. Francisco convida-nos a “permanecer unidos”, a “rezar juntos”, a responder à pandemia causada pelo novo vírus “com a universalidade da oração, da compaixão e da ternura”.

Em sintonia com o Papa, a sua Rede Mundial de Oração em Portugal disponibiliza, através dos seus canais próprios (site, redes sociais, revistas e livros) e das plataformas digitais de que dispõe (Passo-a-Rezar, Click To Pray e O Vídeo do Papa), um conjunto de propostas de reflexão e oração para ajudar as pessoas a viver melhor este tempo.

ORAÇÕES

O Papa tem pedido que invoquemos a proteção da Virgem Maria neste momento de perigo através da oração "À vossa proteção" e da oração do Terço, “a oração dos humildes e dos santos”. O Passo-a-Rezar tem uma proposta do Terço, em formato áudio, que ajuda a confiar o mundo a Maria, Mãe de Deus. O Click To Pray dispõe do Rosário pela Paz, em formato texto, áudio e com pequenos vídeos que, de forma pedagógica, ajuda a rezar o Terço, especialmente os mais jovens.

Nas redes sociais da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal encontram-se orações para rezar neste tempo de quarentena, concretamente orações de comunhão espiritual, que podem ser rezadas no momento da comunhão por todos os que assistem à Missa através da televisão, rádio ou internet; a oração dos Bispos da Europa a pedir ajuda, conforto e salvação; e a já emblemática oração do Papa a Nossa Senhora neste momento de pandemia, entre outras.

O Click To Pray, a terceira rede social do Papa, permite acompanhar todas as intenções de oração de Francisco. No perfil do Santo Padre, encontram-se os desafios da humanidade e da missão da Igreja enunciados pelo próprio Santo Padre e, agora, diariamente, intenções específicas de oração relacionadas com o combate ao COVID 19. Estes pedidos de oração são replicados no facebook do Click To Pray e RMOP – Portugal.

O Click To Pray permite também rezar em rede pelas intenções pessoais uns dos outros. Basta que os utilizadores criem o seu próprio perfil e acedam ao mural de intenções que existe na secção Reza em Rede. Esta comunidade de oração conta com mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo e é uma forma de dar rosto à oração de cada um. Nas últimas semanas, multiplicam-se os pedidos de oração sobretudo de pessoas de Espanha e Itália, os países europeus mais afetados pela pandemia.

REZAR A QUARESMA E A PÁSCOA

É tempo de quarentena mas também de Quaresma. As celebrações públicas da Quaresma e Páscoa estão suspensas em todo o país mas é possível celebrar estes tempos importantes do calendário cristão a partir de casa.

Durante a Semana Santa e a Oitava de Páscoa, de 5 a 19 de abril, o Click To Pray promove uma campanha especial, através das redes sociais. São apontamentos breves, diários, para viver este tempo como uma missão de compaixão pelo mundo, ao estilo compassivo do Coração de Jesus, que predispõem à oração e a ações concretas. A cada dia, um convite a encarar a vida com um olhar de proximidade e caridade.

Retiro da Quaresma

O Passo-a-Rezar disponibiliza um Retiro de Quaresma, para ser lido ou ouvido, em casa ou em qualquer lugar. Tem como tema “Chamados a ser Santos”, inspirado na Carta de S. Paulo aos Romanos, e, para além da introdução, é composto por sete sessões, divididas em várias etapas. Os utilizadores podem optar por ouvir todas as sessões no mesmo momento, ou rezar uma sessão por dia, ou com alguns dias de intervalo, de forma a melhor interiorizar o que é proposto.

Tríduo Pascal

Este ano, o Passo-a-Rezar propõe que se viva o centro do Ano Litúrgico, compreendido entre a Quinta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, em comunhão com a Comunidade de Taizé. Nestes dias, há propostas especiais, feitas a partir das meditações do Irmão Alois, Superior da Comunidade de Taizé, acompanhadas por músicas daquela comunidade. A escolha e organização das meditações é de Alzira Fernandes e as vozes de Maria Helena Falé e Paulo Nogueira.

Via-Sacra com Maria

A Via-Sacra é um exercício espiritual que ajuda a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus. Nesta proposta é Maria, a Mãe de Jesus, quem toma a palavra e é imensa a dor desta Mulher trespassada pelos sofrimentos do seu Filho. Maria é a imagem viva de todas as mães dolorosamente marcadas pelas dores dos seus filhos e filhas. O convite é para fazer com Maria o “caminho da cruz”.

Via Lucis com Maria

Via Lucis com Maria é uma proposta para aprofundar o Tempo Pascal, na companhia da Mãe de Jesus. Introduz os leitores/utilizadores na contemplação do Ressuscitado, através de 14 estações inspiradas nos textos dos Evangelhos, dos Atos dos Apóstolos e das Cartas de São Paulo.


REVISTAS GRATUITAS, PORTES GRÁTIS

Para que o tempo de quaresma e quarentena seja aproveitado de uma forma mais enriquecedora, a Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal decidiu disponibilizar gratuitamente as revistas Cruzada e Mensageiro do Coração de Jesus, que podem ser descarregadas em formato digital.

Além disso, durante este tempo de isolamento social todas as encomendas na livraria online das Editoriais AO e Frente e Verso têm portes grátis para Portugal. Com o objetivo de tornar a leitura mais acessível a todos, as Editoriais AO e Frente e Verso selecionaram um conjunto alargado de livros, relacionados com a Quaresma e Páscoa, vidas de santos, espiritualidade, formação cristã e oração, com descontos até 20%. Nesta lista, constam os livros Semana Santa, Via-sacra com Maria e Via Lucis com Maria.

Não deixe de viver com grande sentido a Semana Santa e Páscoa.

Boas leituras, em casa!

Sem comentários: