segunda-feira, 30 de março de 2020

Onde está Deus

Bom dia e boa semana!
Está a ficar cansado das mesmas paredes, dos mesmos rostos, a precisar de sol ou de alargar horizontes? É compreensível! Mas vai encontrar algo sempre positivo nestes dias, naquilo que pode fazer, em casa, certo de que é por uma boa causa: a sua e a de todos. Porque ninguém se salva sozinho, como afirmou o Papa a uma Praça de São Pedro vazia... Mas toda a gente ouviu!

Na mensagem desta manhã, quero partilhar parte de uma das homilias que ouvi este domingo: a de D. José Ornelas, bispo de Setúbal. Porque o drama, o sofrimento e a morte da pandemia covid-19 coloca a questão do lugar de Deus, do poder divino e da sua intervenção na história: Onde está Deus nestas ocasiões? O ponto partida foi um texto do Evangelho que conta o "atraso" de Jesus para salvar o seu amigo Lázaro. E as irmãs - compreensívelmente - contestam: "... se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido".

Se's que fazem a reflexão do bispo de Setúbal...

Agora, podemos voltar às perguntas das irmãs de Lázaro e às nossas...

Porque não estavas aqui quando o nosso irmão estava para morrer? Onde estás agora nesta pandemia, onde estás nos nossos receios e angústias?

Talvez estejamos prontos para encontrar uma resposta semelhante a algumas respostas que circulam nas redes sociais nestes dias...

Talvez ouvíssemos Jesus dizer: ‘Procura-me nas urgências dos hospitais, cansado, de máscara, com equipamento protetor, arriscando a vida para que muitos possam viver; procura-me nos lares, acompanhando os mais frágeis, nos serviços mais elementares e indispensáveis, resistindo ao medo que seria pior que o próprio vírus; ando pelos laboratórios procurando soluções novas para esta crise nova; vou lavando estradas, juntando lixo, levando produtos para todos; podes ver-me também num padre ancião destes dias que ofereceu o seu ventilador a um jovem para que pudesse viver. Já tive a alegria de o abraçar, como a todos os que semearam na terra a semente da vida e do amor pelos outros. Eles parecem-se bem comigo porque Eu continuo presente neles e hoje eles estão comigo. E estou contigo e com vocês todos que ficam em casa quando vos apetecia sair. Porque esta atitude é tão importante como os que estão na primeira linha. O vosso heroísmo é a paciência que fica de pé, curando, dando força aos que estão mais ativos. Vocês estão esperando e preparando a vida para além da crise porque acreditam que Eu sou mais forte do que qualquer vírus e não vos abandono.

Estou convosco! E é por isso que vos digo que haveis de ultrapassar esta crise. Não gosto de epidemias nem de mortes. Mas espero que esta crise vos faça reconhecer a vossa comum fragilidade e ao mesmo tempo a importância de cada um e de cada uma de vós para vencer os desafios importantes desta terra que recebeste. Espero que saibais colher a sabedoria e o fruto de tanto sofrimento e esforço para forjar atitudes novas para mundo novo.

Ao serviço de um projeto deste mundo novo, colocai todo o vosso saber,  toda a vossa ciência, toda a força do vosso coração, toda a vossa capacidade de relação e de misericórdia, mas nunca vos esqueçais de levantar os olhos para o céu, para o Meu Pai e vosso Pai, se não a vossa visão e o vosso projeto será sempre muito curto, muito limitado e muito frágil. Só assim o mundo humano conhecerá a sua verdadeira dimensão, abrindo-se ao poder, à misericórdia e amor de Deus.

Não percais a confiança! Não vos deixeis levar pelo medo nem pelo abatimento. Não tenhais medo de vos empenhar com sabedoria nesta vida, mesmo com o risco de passar pela morte. Haveis de passar, porque eu vos espero! Porque eu venci a morte! Porque Eu sou a ressurreição, porque Eu sou a Vida!”

Desejo-lhe uma boa semana, em sua casa!

Paulo Rocha

Sem comentários: