quarta-feira, 25 de março de 2020

PAPA PEDE QUE REZEMOS JUNTOS À VIRGEM MARIA PELO FIM DA PANDEMIA


O Papa tem acompanhado em oração a pandemia provocada pelo COVID 19. Numa edição especial de O Vídeo do Papa, Francisco agradece a todos os que rezam nestes momentos difíceis, sem distinção de tradições religiosas, e pede que rezemos juntos à Virgem Maria a oração "À vossa proteção", em especial pelos doentes e pelos que mais sofrem.

Oração
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Desde finais de 2019, o novo coronavírus propagou-se a 162 países e territórios, contagiou mais de 290 mil pessoas em todo o mundo e provocou, até ao momento, mais de 12 mil mortes1. Este quadro fez com que a 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarasse a doença como pandemia2.

O Papa tem acompanhado estes momentos difíceis para a Itália e para o mundo com fé e oração. No terceiro domingo da Quaresma, dia 15 de março, rezou diante do ícone Salus Populi Romani, enfatizando a sua proximidade aos que sofrem e implorando a proteção especial da Santíssima Virgem. Em seguida, dirigiu-se ao local onde se encontra o crucifixo que, em 1522, foi levado em procissão pedindo o fim da peste em Roma, e rezou pelo fim da pandemia que assola o mundo. Nestes dias, tem rezado pela cura de tantos doentes, pelas vítimas e pelos seus familiares e amigos, para que encontrem consolação e alívio3.

Momentos de oração marcados para quarta e sexta-feira

O Santo Padre convida as pessoas a mobilizarem-se, particularmente durante esta semana, "com a oração, a compaixão e a ternura". Neste contexto, pede que amanhã, 25 de março, dia da Anunciação do Senhor, às 11h00, "todos os líderes das Igrejas, os responsáveis de todas as comunidades cristãs e todos os cristãos das diferentes confissões” invoquem “o Altíssimo e Deus omnipotente", através da oração do Pai-Nosso.

Na sexta-feira, dia 27 de março, às 17h00, realiza-se, a partir de Roma e transmitido pelos meios de comunicação para todo o mundo, um momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, que inclui, no final, "a bênção Urbi et Orbi" e uma indulgência plenária para todos os que se unirem espiritualmente a este momento de oração.

Para rezar com o Papa Francisco, pode aceder-se ao seu perfil oficial de oração na plataforma Click To Pray (site web, app e redes sociais). Que nestes dias o Senhor nos ajude a encarnar a compaixão nos gestos quotidianos, na proximidade às pessoas em solidão e exaustas, com os nossos gestos e através dos meios de comunicação que temos à nossa disposição.

Sem comentários: