domingo, 31 de maio de 2020

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 31 – Domingo do Pentecostes – Solenidade – Ano A

At 2, 1-11 / Slm 103 (104), 1ab.24ac.29bc-31.34 / 1 Cor 12, 3b-7.12-13 / Jo 20, 19-23

Com a solenidade do Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, encerramos o Tempo Pascal. Nela celebramos a efusão do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, sobre os Apóstolos, que perseveravam unidos em oração com Maria, Mãe de Jesus, como nos refere S. Lucas, nos Atos dos Apóstolos.

O Pentecostes era uma especial festa dos judeus, que celebrava a Lei que Deus entregou a Moisés no Monte Sinai, para que o povo eleito pudesse viver no caminho da aliança. O Pentecostes da nova aliança, 50 dias depois da Páscoa de Cristo, ocorrido no mesmo dia da festa judaica, indica que a antiga lei vem substituída pela lei do amor do Espírito Santo.

O Espírito de Deus no Pentecostes manifesta-Se mediado por sinais exteriores: «forte rajada de vento» e «línguas de fogo». São imagens que ajudam a entender a presença do Espírito Santo, hoje, na sua Igreja: presença que gera dinamismo forte, como o vento, e que transforma, como o fogo.

S. Lucas observa que, estando presente em Jerusalém tanta variedade de povos, culturas e línguas, «cada um ouvia os apóstolos falar na sua própria língua». Não é verdade que, quando nos deixamos guiar pelo Espírito de Deus, conseguimos fazer-nos entender e criar unidade, apesar de todas as diferenças de gostos, estilos, idades e culturas?

Perante as rivalidades e divisões que o apóstolo Paulo notava na comunidade cristã de Corinto, sublinha que os carismas e dons só valem se estão ao serviço do bem comum, criando unidade. É que «fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só corpo».

Nas aparições de Cristo ressuscitado, este apresenta-Se como quem oferece o dom da paz: «A paz esteja convosco!» Cada um dá o que tem. E Cristo oferece-nos, também hoje, a paz do «Deus da paz». Para que a minha vida seja uma manifestação da presença de Deus, preciso de transmitir paz.

Sem comentários: