sábado, 23 de maio de 2020

PARÓQUIA DE COLARES: ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA

Estimados paroquianos nos próximos dias 30 e 31 de Maio, Solenidade de Pentecostes, vamos retomar as celebrações comunitárias da Eucaristia. É um momento de singular importância para nós, mas também de grande responsabilidade.
As orientações que seguem abaixo têm por base as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa. Consideramos que estas são a melhor solução possível para a nossa realidade paroquial, a fim de garantir que todos possamos participar na Eucaristia em segurança.
Nesse sentido, solicita-se a boa vontade e colaboração de todos na gestão de uma nova situação que acarreta novas exigências e responsabilidades para todos.

1) MISSAS DOMINICAIS

a) Horários revistos: Tendo em conta as dimensões das nossas igrejas, vamos adotar os seguintes horários:

- Sábado: 1ºs e 3ºs Azóia às 16h00; Praia das Maçãs (na Quinta da Tomadia) às 17h30; Mucifal às 19h00.

- Domingo: 2ºs e 4ºs Penedo às 09h15; Almoçageme às 10h30; Colares às 12h00 e 19h00; Azenhas do Mar 1ºs e 3ºs às 17h00.

Desta forma, esperamos que um maior número de fiéis possível possa participar na celebração dominical da Eucaristia.

b) Lugares marcados: Haverá uma equipa de acolhimento que indicará os lugares que devemos ocupar. Os lugares que se encontram disponíveis para serem ocupados vão estar devidamente marcados em cada lugar de culto.

- Na Igreja Matriz de Colares, os membros da família que vivem na mesma casa, vão começar por ocupar os lugares junto dos altares laterais. Os membros da mesma família e pessoas que vivem na mesma casa poderão ficar juntos no mesmo banco, sempre que participem na Celebração. Desta forma, esperamos garantir a distância sanitária e a segurança dos participantes.

c) Número de lugares disponíveis: O número de lugares encontra-se limitado e solicita-se assim que nos distribuamos pelas várias celebrações.

- Não vamos poder participar todos ao mesmo tempo nas celebrações em que participávamos até agora. Solicitamos, pois, a quem participava na Missa ao sábado e ao domingo que, opte por participar em apenas um desses dias.

- Na Igreja Matriz de Colares, na Igreja do Mucifal e nas Azenhas do Mar, vai haver som para o exterior. Assim, quem não conseguir entrar, vai poder participar a partir do exterior, onde a Sagrada Comunhão será distribuída no momento apropriado. Na Praia das Maçãs, a Missa será campal na Quinta da Tomadia e vai começar no dia 6 de junho de 2020.
Desta forma, esperamos que os fiéis possam participar de forma segura e tranquila nas celebrações e agradecemos, desde já, a compreensão de todos.

d) Entrada na Igreja: A entrada e a saída da Igreja far-se-ão unicamente pela porta principal.
Estas portas são abertas e fechadas pela equipa de acolhimento para assegurar que ninguém tenha de tocar em portas ou puxadores. A saída da Igreja far-se-á sempre por ordem, iniciando pela última fila.

e) Uso de Máscara: É obrigatório o uso de máscara sempre que entramos na Igreja.

- A máscara apenas pode ser tirada pelo leitor/salmista para a proclamação da leitura, e no momento da comunhão (recebida na mão e sem dizer «Amen»).

- Os elementos do coro vão poder tirar a máscara durante os cânticos na celebração, garantindo, no entanto, uma maior distância entre os mesmos.

f) Desinfeção das mãos: A desinfeção das mãos é feita à entrada da igreja pela equipa de acolhimento.

g) Gesto da Paz: Vamos omitir o gesto da paz, que já era por si facultativo.

h) Comunhão: Os Ministros da Sagrada Comunhão, vão higienizar as mãos antes e depois da distribuição desta, além de usarem máscara. Por sua vez, os membros da equipa de acolhimento vão ajudar a orientar-nos no momento da comunhão, que vai ser feita da seguinte forma:

- Na fila para a comunhão, devemos guardar 2 metros de distância. A máscara deve ser retirada apenas 2 pessoas antes de chegar a nossa vez de comungar.

- A comunhão é dada na mão e em silêncio pelos Ministros da Sagrada Comunhão, e devemos recebê-la na mão e sem dizer «Amen».

i) Ofertório: Vamos fazer o ofertório à porta da Igreja, no final da Eucaristia.

j) Acólitos: O número de acólitos vai ser limitado atendendo aos espaços celebrativos das nossas igrejas. Vamos ter dois acólitos em cada celebração (mas na Igreja Paroquial poderão ser mais se forem mantidas as devidas distâncias). A participação dos acólitos vai poder ser feita de forma rotativa, conforme o número destes que se encontram disponíveis.

k) Depois da Missa: Uma vez terminada a Missa, vamos proceder à desinfeção dos bancos, espaços e objetos litúrgicos e ainda ao arejamento da Igreja.

2) MISSAS DE SEMANA:

a) Horários:

Num primeiro momento, e até posterior avaliação da situação, as missas semanais vão ter lugar nos seguintes horários:

- Igreja Matriz de Colares, Terças e Sextas-feiras, às 19h00.

- Almoçageme, Quartas-feiras, às 09h30.

- Mucifal, Quintas-feiras, às 19h00.

b) Outras indicações: No caso das Missas semanais, aplicam-se igualmente todas as

orientações previstas para as Missas dominicais.

3) OUTROS SACRAMENTOS E CELEBRAÇÕES

a) Casamentos e batismos: A celebrar-se, têm de respeitar todas as regras sanitárias (uso de máscaras, lugares limitados, etc.).

b) Iniciação Cristã das Crianças: Fica adiada para a próxima Páscoa.

c) Confissões: O Sacramento da Penitência vai exigir o uso obrigatório de máscara (tanto para o Sacerdote como para o penitente) e vai ter lugar nos seguintes horários:

- Igreja Matriz de Colares, Terça e Sexta-feira, antes das Missas.

- Almoçageme, Quarta-feira, no final da Missa.

- Mucifal, Quinta-feira, antes e depois da Missa.

d) Unção dos doentes: O Sacramento da Unção deve ser pedido contactando o Prior ou então o cartório paroquial, atempadamente sempre que possível, respeitando ainda todas as regras sanitárias em vigor.

e) Funerais e velórios: Os velórios vão voltar a ser realizados na Igreja de São Sebastião e nas salas mortuárias, contando apenas com a presença dos familiares e em número que respeite as distâncias legais. A celebração exequial vai ter em conta as orientações descritas acima para a celebração das Missas dominicais.

f) Oração pessoal: Os fiéis vão poder fazer as suas orações pessoais nos seguintes horários:

- Igreja Matriz de Colares, que vai estar aberta de terça a sexta das 15h00 às 17h30. A

entrada faz-se pela sacristia. Nestes horários funcionará o serviço de cartório.

- Igreja do Mucifal, que vai estar aberta de Segunda a Sábado, das 9h30 às 17h00. A

entrada faz-se pela porta lateral direita que vai estar apenas encostada.

- Igreja da Misericórdia, oração diária do Terço entre as 15h00 e as 16h00.

g) Sagrada Comunhão aos fiéis doentes ou vulneráveis:

- Solicita-se aos fiéis que se encontrem doentes para não irem à Missa. Em alternativa, vão poder receber a comunhão em suas casas recorrendo ao serviço dos Ministros Extraordinários da Comunhão, que também vão observar as regras de higienização da comunhão iguais às da Missa dominical.

- De igual forma, solicita-se aos fiéis pertencentes a grupos de risco para não irem à Missa dominical. Em alternativa, vão poder participar na Missa semanal pois há menos fiéis presentes e por isso menos risco.

Paróquia de Colares, Memória Litúrgica de Santa Rita de Cássia, 22 de Maio de 2020

Pe. José António Rebelo da Silva

Sem comentários: