domingo, 2 de agosto de 2020

MEDITAÇÃO DIÁRIA Dom, 2 – Domingo XVIII do Tempo Comum – Ano A

Is 55, 1-3 / Slm 144 (145), 8-9.15-18 / Rom 8, 35.37-39 / Mt 14, 13-21

O profeta Isaías fala a partir da situação do povo de Israel exilado na Babilónia, onde já se encontra há mais de 50 anos, depois da destruição de Jerusalém. Muitos israelitas desistiram de lutar e regressar à sua terra e acomodaram-se a viver desterrados. Isaías anima o seu povo a não desistir de confiar no Deus da aliança, que os fará regressar ao seu país e saciará a sua fome com saborosos manjares. Quem está do lado de Deus cultiva sempre uma esperança que o ajuda a vencer todas as dificuldades.

O desafio que nos faz São Paulo é próprio de quem tem uma confiança inabalável em Deus. Só Deus é omnipotente e não, de modo algum, as dificuldades que poderemos ter de enfrentar. São Paulo enumera sete que experimentou na sua vida: «a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada». Cada um de nós poderá fazer a sua lista, incluindo a atual pandemia. Recordo uma afirmação, cheia de fé, que uma vez li: «Não digas a Deus que tens um grande problema; diz ao problema que tens um grande Deus».

Deus é perito em compaixão, sabe sofrer com os que sofrem e procura dar-lhes o justo remédio: Jesus, «ao desembarcar, viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes». Os apóstolos, perante uma multidão esfomeada, em hora tardia, apresentaram a Jesus a solução de quem fecha os olhos para o problema: «Manda embora esta gente». Mas Jesus Cristo chama-os à responsabilidade: «Não precisam de ir embora; dai-lhes vós de comer». E a partir do pouco que havia, «cinco pães e dois peixes», fez o milagre da multiplicação e a multidão ficou saciada.

Precisamos de imitar a desmedida compaixão do coração de Jesus. Compaixão que não é uma comoção vazia e sem consequências, mas encarna em gestos práticos de amor e serviço. Se ousarmos dividir o pouco que temos, Deus fará o resto, e não haverá fome de pão e de amor solidário.

Sem comentários: