quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Oração (Fonte Taizé)

Jesus Cristo, tu que consentiste dar a tua vida por todo o ser humano, vem e apoia em nós um impulso de confiança para que retomemos sempre de novo o caminho para Deus.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sábado 14/02 Assembleia Diocesana para o Povo de Deus

Assembleia Diocesana para o Povo de Deus. O encontro terá lugar nos Salesianos do Estoril e incide sobre a temática dos Sacramentos da Iniciação Cristã. A fim de se levar o mínimo de carros possível seria conveniente que todos os interessados se reuni-sem de forma a sair do adro da Igreja Matriz ás 14h15

Reuniões no Centro Social e Paroquial

Terça-feira 10/02 - 21h30 Reunião do Departamento de Evangelização
Quarta-feira 11/02 - 21h30 Reunião do Departamento de Pastoral Social
Quinta-feira 12/02 - 21h30 Reunião do Departamento de Animação Comunitária

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Nossa Sra. da Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes dito: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33).
Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o
Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

2 de Fevereiro dia de Nossa Senhora da Luz


Imagem Igreja Nossa Senhora da Luz (Arronches)
(N. Sra. das Candeias) Oração:
Pai dos Céus
Vós quisestes escolher Maria, Nossa Senhora da Luz, para Mãe do Vosso Filho e por Ele a fizestes também nossa Mãe. Nós Vos louvamos e agradecemos pela Vossa sabedoria e bondade. Concedei que Nossa Senhora da Luz seja nossa intercessora junto de Vós. Amém.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia de São Sebastião (clique aqui para ver fotos)

Hoje dia 20/01/2009 reanalisou-se a Procissão e a Missa em honra do Mártir São Sebastião, embora o tempo agreste, com muito frio e uma saraivada que apanhou a Procissão no meio do percurso, entre o Mucifal e São Sebastião, foram muitos os devotos que acompanharam os andores, muito bem ornamentados, com as imagens de Nossa Sra. das Dores, Santo Egídio e São Sebastião. Seguiu-se a Missa com a Igreja de São Sebastião repleta de fiéis que seguirão a celebração com muita atenção e fé.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Martir São Sebastião

Terça, dia 20 : Dia de São Sebastião
14h30 - Procissão da Igreja do Mucifal para a Igreja de S.Sebastião
15h30 - Celebração da Eucaristia pelo nosso Pároco Padre José António

domingo, 18 de janeiro de 2009

Oração (Fonte Taizé)

Jesus Cristo, há em nós uma espera silenciosa. E quando o nosso ser se dispersa interiormente, o coração sequioso ousa dizer-te: concede-me viver de ti, Cristo, reúne o meu desejo e a minha sede.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mensagem para o Padre José António

Desde já gostaria de dar os Parabéns ao Padre José António, por mais um ano de vida! Eu sou da paróquia de São Pedro da Cadeira, onde o Padre José António deixa muitas saudades! Esteve sempre presente nas actividades escutistas, bem como de grupo de jovens, e todos nós crescemos e aprendemos bastante com ele. Espero que em breve nos faça uma visita, pois todos os jovens da paróquia sentem saudades dos conselhos amigos.
Obrigado!
Joana

Festas em Honra do Mártir São Sebastião

Antes do programa, um pouco da vida deste Mártir
Naceu em Narbona - França no ano de 256 e Morreu em Roma - Itália no ano de 288
Soldado do Império Romano, foi martirizado em Roma, por preferir a milícia de Cristo à do imperador de Roma.
Foi condenado a ser crivado com flechas, mas sobreviveu. Ao voltar a dar testemunho de sua fé, foi açoitado até à morte. PN AM


Dias 17, 18, 19 e 20 de Janeiro 2009

Sábado, dia 17 :
15h30 - Concerto pela Banda da União Mucifalense, na Sede da Associação
16h15 - Venda dos tradicionais Bolos de Festa e Leilão dos Barrizinhos saloios
17h00 - Baile, abrilhantado por um acordeonista

Domingo, dia 18 :
13h00 -
Almoço convívio na Sede da A. I. P. R. do Mucifal
15h00 - Baile, com música ao vivo por "Luís L.T."

Segunda, dia 19 : 8º.Aniversário da Associação de Idosos Pensionistas e Reformados do Mucifal
15h30 -
Actuação do Grupo Coral da Associação de Reformados da Freguesia de Brotas
16h00 - Actuação do Grupo Coral da A. I. P. R. doMucifal
16h30 - Lanche de convívio

Terça, dia 20 : Dia de São Sebastião
14h30 -
Procissão da Igreja do Mucifal para a Igreja de S.Sebastião
15h30 - Celebração da Eucaristia pelo nosso Pároco Padre José António
16h00 - Leilão dos Barrizinhos saloios, venda de Bolos de Festa e Venda de Medalhões
de São Sebastião
21h00 - Baile com o conjunto "Os Kótas", na Sede da A. I. P. R. do Mucifal , Sorteio de um magnífico carneiro e leilões

No bar da Associação, haverá bifanas, caldo verde e vinho da região

domingo, 11 de janeiro de 2009

Festa da catequese na nossa Paróquia (clique aqui para ver mais fotos)

Grupo coral da catequese (1)
11/01/2009 - Foi hoje na nossa Paróquia a Festa de Natal da Catequese, foi bonito ver a nossa Igreja Matriz, na missa das 12,00h, repleta não só dos jovens, como dos pais, avós e amigos, pena não ser sempre assim.Durante a tarde foi um prazer assistir à actuação das crianças, que com a orientação das suas catequistas nos honraram com bonitos momentos de representação, alusivas ao Natal e chamando a atenção para as coisas a que todos devemos dar valor: BONDADE; DEDICAÇÃO; VERDADE; UNIDADE; MISSÃO; IGUALDADE; PAZ; etc. Também o coro teve uma digna actuação, tendo merecido as ovações que lhe foram dedicadas.Um bem-haja, a todas as pessoas que de alguma forma contribuem para o bem na nossa juventude, neste momento deve estar orgulhosas pelos frutos do seu trabalho, pois estão de PARABENS

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Festa da catequese na nossa Paróquia (clique aqui para ver mais fotos)

Domingo 11 Festa do Baptismo de Jesus
12,00h -
Missa com a participação das crianças da catequese
15,30h - Momentos de teatro pelos grupos da catequese e suas catequistas, finalizando com a actuação do coro infantil e juvenil, ensaiado e dirigido por: Cecília Moreira
Seguindo–se na Varanda um convívio (lanche-partilhado)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ANO PAULINO Celebração Nacional em Fátima no dia 25

Em Fátima, em Janeiro de 2009: Celebração Nacional sobre S. Paulo
Domingo, 25 de Janeiro
10:00h - Rosário na Capelinha das Aparições
11:00h – Missa no Recinto do Santuário, presidida pelo Senhor D. Antoine Audo, Bispo da Síria
14:30h – Festa Paulina, na Igreja da Santíssima TrindadeEvocação de São Paulo (audiovisual) Participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima
Coro da Sé do Porto

sábado, 3 de janeiro de 2009