terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pastoral da Cultura

Catecismo da Igreja Católica revisitado no DVD “Esta é a nossa fé” | VÍDEO |
A Paulus lançou este mês o DVD “Esta é a nossa fé”, que pretende tornar-se um «bom subsídio de divulgação dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica», lançado há 20 anos. Os conteúdos, preparados com o aconselhamento do Instituto de Formação Cristã do patriarcado de Lisboa, «são destinados aos cristãos católicos em geral, com um foco especial na juventude», explica uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O filme de 84 minutos, à venda por 12 euros, está dividido em quatro partes e segue o esquema do Catecismo: “Em que acreditamos”, “Como celebramos os mistérios cristãos?”, “Como Vivemos? e “Como Rezamos?”. O DVD, de que apresentamos excertos, recolhe depoimentos de bispos, teólogos, formadores e catequistas, padres e leigos portugueses.
O mal: uma difícil questão 
Como é que o mal deixa de ser o irreparável? Quando aproveitamos o contexto de mal para um acontecimento doutra ordem. Quando deixamos apenas de perguntar: «Porque é que isto me aconteceu?». E investimos antes as nossas forças criadoras a decidir: «Como é que devo reagir vitalmente a isto que aconteceu?».
“Guia para um final feliz”: saber olhar o futuro com esperança após a perda, ausência e frustração | IMAGENS + VÍDEO |
Construir de forma consistente uma obra que se debruce sobre um dos maiores e mais comuns problemas que afligem a nossa sociedade – a capacidade de lidar com a perda, a ausência e a frustração – está longe de ser uma tarefa fácil. Mas foi a que assumiu o realizador David O. Russell ao propor-se simultaneamente retratar, convidar à reflexão e divertir os espetadores com a adaptação ao cinema do romance “Silver Linings Playbook” de Matthew Quick (2008). Do ímpeto de evasão à procura dos paliativos mais imediatos, do desmoronamento à reconstrução da relação a dois, da dúvida e do pessimismo à convicção e à esperança em melhores dias, tudo começando no princípio de que é de dentro de nós que parte a solução, eis um filme que de forma suave é capaz de tocar questões importantes que fazem parte do nosso dia-a-dia – questões nossas ou dos que nos rodeiam.

Sem comentários: