domingo, 26 de julho de 2015

A CHATA NO VII DOMINGO DO TEMPO COMUM- Evangelho de S. João CAP 6, 1-15 -"O PÃO REPARTIDO"

Saudação fraterna em Cristo nossa Páscoa. 
Cá estou, já quase de partida e de final de férias.
Como provavelmente já repararam, neste domingo e, nos próximos 4, vamos interromper o Evangelho de Marcos para lermos e meditarmos no de João.   
Este Capítulo 6, trata da "multiplicação dos pães". Uma passagem cheia de simbolismo, aliás ao hábito de João, em que eu associo à Eucaristia.
Este milagre da multiplicação é o último de três que, para mim, têm uma forte dimensão eucarística, porque implicam : - O vinho - Bodas de Cana (O VINHO NOVO);
- A água - Samaritana  (FONTE DE ÁGUA VIVA); 
- Pão - Multiplicação (PÃO REPARTIDO/COMUNIDADE).
João, chama-nos à atenção para o facto de como Jesus se preocupa com a fome, o que para nós, hoje, é um drama: "É preciso alimentar esta multidão", fazendo lembrar a frase de Jesus no deserto "Nem só de pão vive o homem..."
Hoje Ele diz-nos que é necessário o alimento. O homem precisa do universo e de Deus para obter o seu alimento. Universo, como a chuva, o sol, a água, a terra e de Deus como o eterno Criador de todo o Universo.  Tal como o sacerdote diz na Eucaristia "fruto da bondade de Deus, fruto da terra e do trabalho do homem".
Se Jesus quisesse podia ter feito aparecer o alimento para toda a multidão. Mas Jesus não quis. Quis do pouco que há (5 pães e 2 peixes) fazer muito, porque Jesus quis implicar o pouco que o rapaz tinha. Tal como hoje, Ele quer-nos implicar na PARTILHA! 
Jesus antecipa aqui o gesto que veio a fazer na Última Ceia (primeira Eucaristia). "Tomou os pães, deu graças e distribuiu -os". Sobraram 12 cestas (12 Apóstolos) e mandou os Apóstolos recolhe-las.
Bens distribuídos e partilhados!... UM PÃO QUE NUNCA SE ACABA (PÃO VIVO)....
Acolher, dar graças (abençoar) e repartir!
Este Pão e Vinho, hoje abençoados e repartido ÉS TU, JESUS que constantemente Te dás como Alimento Espiritual a toda a Humanidade! Eu Te adoro!
Senhor dá-nos o Teu  Pão, o Amor e a Vida para podermos ser o fermento evangélico e o sal da terra.
Já de despedida da África do Sul 😃 , fica uma saudação na Paz de Cristo,
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: