sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sintra: Procissão de Nossa Senhora ao Mar leva peregrinos à Praia da Maçãs

Sintra, Lisboa, 23 ago 2016 (Ecclesia) – A Praia das Maçãs, em Colares (Patriarcado de Lisboa), vai acolher este domingo a procissão que leva ao oceano a imagem da Virgem Maria após a Eucaristia celebrada na capelinha local.

A festa de ‘Nossa Senhora da Praia’ começa com a Missa festiva na capelinha da Praia das Maças, este domingo, pelas 16h00, em Colares, Sintra, e depois a procissão, cuja tradição foi “iniciada em 1896”, ruma com os nove andores, transportados por voluntários, até ao oceano onde esperam o “lançamento de pétalas de rosa, vindas do céu”.

Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que, todos os anos, a manifestação religiosa popular “recebe a visita de milhares de pessoas” que acompanham as imagens de Nossa Senhora da Praia; a de Nossa Senhora dos Mares, da aldeia das Azenhas do Mar e de Nossa Senhora do Carmo, que é a padroeira dos surfistas da Praia das Maçãs.

Também tomam parte na procissão andores com a imagem de S. Marçal, padroeiro dos Bombeiros Voluntários, do Menino Jesus, de Nossa Senhora de Fátima e de São José e ainda do Sagrado Coração de Jesus e de Santo António de Lisboa.

Seis militares da Guarda Nacional Republicana a cavalo são a cabeça da procissão que é acompanhada pela Banda Filarmónica do Mucifal e a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares.

A celebração remonta a 1896, na “sequência da construção de uma ermida por Alfredo Keil”, “certamente inspirado” pela lenda, segundo a qual, encontraram uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs.

Depois da morte do autor da música do Hino Nacional de Portugal a festa foi retomada há 30 anos, primeiro por moradores e veraneantes e, agora, é dinamizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Praia.

Atualmente, a procissão de ‘Nossa Senhora da Praia’ é “um motivo de grande atração para a população local e visitantes de vários pontos do País”, assinala o comunicado.

CB

Sem comentários: