quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nossa Senhora da Conceição

Apontamentos históricos
A devoção á Nossa Senhora da Conceição remonta á época da Rainha Santa Isabel, sendo grande devota da Virgem Maria promove no nosso país a sua devoção.
Por volta de 1569, no reinado de D. Sebastião, a Capela Matriz de Vila Viçosa até então, dedicada a Santa Maria, sofreu uma restauração e ampliação. Sendo responsável por estas obras D. Nuno Álvares Pereira, que ai residia nos intervalos das campanhas militares. Grande devoto da Virgem Maria, consagra a Capela á Nossa Senhora da Conceição, é referido em vários documentos que D. Nuno adquiriu a Imagem em Inglaterra.
A mesma imagem teve a honra, de por previsão régia de D. João IV, ser proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646. Desde então, os reis monarcas da Dinastia de Bragança, não voltaram a colocar a Coroa Real.
Em 6 de Fevereiro de 1818, o Rei D. João VI, dá nova benesse ao Santuário, erguendo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo á Padroeira a resistência portuguesa às invasões francesas.
A 8 de Dezembro, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, dogma de fé para os crentes que consideravam Maria como Imaculada mesmo antes da proclamação do Papa Pio IX em 1894. Esta proclamação veio dar ênfase a devoção dos portugueses á Nossa Senhora da Conceição, nomeadamente os diversos Reis de Portugal. Muitos foram os Reis que se ajoelharam diante da Virgem Imaculada pedindo-lhe protecção.
(Na nossa Paróquia é Padroeira do lugar da Ulgueira cuja Igreja tem o Seu nome)

Sem comentários: