segunda-feira, 7 de setembro de 2015

«Ad Limina»: Bispos de Portugal iniciaram visita ao Vaticano

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa presidiu à Missa junto túmulo de São Pedro
“Este é o primeiro lugar da nossa visita”

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 07 set 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) presidiu hoje à Missa de abertura da visita “ad Limina” dos bispos de Portugal ao Vaticano.

“Este é o primeiro lugar da nossa visita”, afirmou D. Manuel Clemente, junto ao túmulo de São Pedro, na Basílica do Vaticano.

Na homilia da Missa, o presidente da CEP referiu que a “felicidade prometida” está na “alegria pascal”, que não é uma “felicidade de segunda, mas uma felicidade última".

“Esta é a fé apostólica. Pedro confessou-a assim”,referiu.

O presidente da CEP saudou o novo bispo nomeado para a Diocese de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, e recordou os bispos portugueses falecidos, junto do túmulo de São Pedro.

O programa oficial da viagem de oito dias ao Vaticano continua às 09h30 (menos uma Lisboa), com a primeira audiência do Papa, que recebe os bispos das províncias eclesiásticas de Lisboa e Évora, juntamente com os responsáveis do Ordinariato Castrense (Forças Armadas e de Segurança).

O encontro com os bispos da Província Eclesiástica de Braga está marcado para as 11h00 e às 12h30 locais vai decorrer a audiência do Papa a todo o grupo, durante o qual Francisco apresenta um discurso, considerado orientador para o futuro da vida da Igreja Católica em Portugal.

Além dos encontros com o Papa e da participação na audiência pública de quarta-feira, os bispos portugueses vão ter um programa preenchido, com destaque para as visitas às várias instâncias da Santa Sé.

Ao longo da sua estadia em Roma, os membros do episcopado católico vão celebrar Missa nas quatro basílicas papais (São Pedro, São Paulo fora de muros, São João de Latrão e Santa Maria Maior), bem como na igreja de Santo António dos Portugueses.

A agenda inclui uma série de encontros com os responsáveis das diversas instituições da Santa Sé (Congregações e Conselhos Pontifícios) e uma visita à sede da Cáritas Internacional.

Dos 43 bispos em Portugal (20 residenciais, 1 administrador apostólico, 1 coadjutor, 7 auxiliares e 14 eméritos), 37 vão marcar presença no Vaticano; D. José Ornelas Carvalho, bispo nomeado de Setúbal (vai ser ordenado e tomar posse a 25 de outubro) também vai participar na visita ao Papa.

A visita “ad sacra Limina Apostolorum” é realizada pelos bispos do mundo inteiro, com o objetivo de reforçar as “suas responsabilidades” em comunhão com o Papa; a sua denominação faz referência à visita aos túmulos (em latim ‘limina’) dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma.

A última visita “ad Limina” dos bispos de Portugal aconteceu em novembro de 2007, no pontificado de Bento XVI.

PR/OC

Sem comentários: