segunda-feira, 25 de abril de 2016

Maio é um mês rico em atividades da Pastoral Familiar

Em pleno tempo Pascal, o Senhor Patriarca convoca-nos a todos para a Festa da Vida e da família. Este ano esta festa fica enriquecida pela recente exortação apostólica Amoris Laetitia que na sequência das assembleias sinodais coloca a família no centro da vida da Igreja e do mundo e nos lança tantos e tão belos desafios pastorais para que as nossas comunidades sejam cada vez mais família de famílias.

Encontro "o rosto da Misericórdia"

A Pastoral da Família e a Escola de Oração de São José propõe um dia de oração e reflexão com o tema "O Rosto da Misericórdia".
Por ser a primeira vez que realizamos este encontro e dada a sua especificidade, tivemos a necessidade de o orientar apenas a pessoas separadas/divorciadas e que não sejam recasadas. Certamente que numa outra oportunidade, iremos orientar uma nova edição deste encontro, para pessoas noutras situações.

Este dia de oração e reflexão realizar-se-á a 7 de Maio, entre as 9h30 e as 19h00, na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes - Parque das Nações – Lisboa, e decorrerá sob a orientação da Comunidade Emanuel e do Pe. Fernando Neves dos Santos.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Festa da Vida e da Família



-Programa e outras informações práticas

-Local da festa: A festa será na Casa do Gaiato de Lisboa, em Santo Antão do Tojal, Loures. Consulte o mapa aqui. É um espaço agradável com muitas sombras, no entanto é aconselhável trazer um chapéu para se protegerem do sol. Para os adolescentes que celebram a festa da vida o início da festa será às 9h30 na Escola João Villaret no Infantado, Loures. A partir das 14h00 juntar-se-ão à Festa da Família na Casa do Gaiato.

-Estacionamento: Os autocarros deixarão as famílias junto à Igreja de São Antão do Tojal, junto à casa do Gaiato, e irão estacionar junto ao Campo de Futebol de Santo Antão do Tojal. No caso dos adolescentes, os autocarros deixá-los-ão na Escola João Villaret e irão estacionar também junto ao Campo de Futebol de Santo Antão do Tojal. Os carros ligeiros estacionarão nas imediações da Casa do Gaiato em lugares indicados para o efeito. Para quem tem dificuldades de locomoção, há estacionamento reservado dentro da Quinta da Casa do Gaiato.

-Feira Familiar: Workshop e outras atividades: A Feira Familiar funcionará das 11h00 às 16h00 e terá cerca de 30 stands com vários movimentos e associações que trabalham na área da Pastoral da Família. Haverá também um espaço de venda e também de refeições leves para quem não quiser levar farnel. Entre as 11h00 e as 13h00 haverá tempo para participar em várias atividades de acordo com a preferência de cada família. A inscrição nestas atividades far-se-á no acolhimento.

-Piquenique: O almoço será em jeito de piquenique nos vários espaços da Quinta. À chegada será indicado o local para poderem deixar o farnel.

-Bodas Matrimoniais: Haverá a oportunidade de celebrar as Bodas Matrimoniais (dez, vinte e cinco, cinquenta e mais anos de casamento), na qual, os casais que celebrem estes jubileus matrimoniais receberão a bênção do Patriarca de Lisboa. As inscrições estão disponíveis, até dia 5 de Maio. Mais informações e inscrições aqui.

-Dinâmica “Dezenas de famílias”:  Pedimos a todas as famílias da nossa Diocese que construam uma dezena do Rosário, e assim participem de uma novena pelas Famílias. Mais informações aqui.

-Mural da Misericórdia: As famílias e paróquias que tiverem feito o Mural da Misericórdia entreguem-no no acolhimento para ficar exposto durante a festa.

Sem comentários: