sábado, 15 de outubro de 2016

5 Grandes falhas dos discípulos de Jesus Cristo


1. FALTA DE PRIORIDADE
Quando a mulher do vaso de alabastro derrama perfume sobre a cabeça de Jesus (Mc 14, 9), a preocupação dos discípulos estava no valor do perfume e não em honrar Jesus, na sua pessoa e na pessoa do próximo. Preocuparam-se mais com o valor das coisas do que com o valor do ser humano.

2. NÃO COMPREENDER OS PROPÓSITOS DE DEUS
Judas criou no seu coração a expectativa de que Jesus seria um rei no sentido político daquele tempo. Quando viu que Jesus estava a anunciar a sua morte e que Ele não correspondia às suas expectativas pessoais, ficou carregado de frustrações no seu coração. Daí resultou a infidelidade e a traição (Mc 14, 10 e 11).
O mesmo aconteceu com os filhos de Zebedeu, Tiago e João, que pedem a Jesus para se sentarem ao seu lado no reino (Mc 10, 35-45). No texto paralelo de Mateus (Mt 20), é a mãe deles que vai falr com Jesus.

3. FALTA DE AUTOCONHECIMENTO
Na mente dos discípulos nenhum deles negaria Jesus (Mc 14, 17-19.27-31), mas a pressão da situação mostrou que eles não se conheciam o suficiente. No Getsêmani, deixando-O, fugiram todos (MC 14, 50)

4. FALTA DE EMPATIA
No Getsêmani, Jesus convidou os discípulos mais íntimos para partilharem a sua dor. Jesus queria receber apoio dos seus companheiros, queria homens intercessores ao seu lado, mas infelizmente os discípulos dormiram.
Antes, quando Ele queria abençoar as crianças, eles estavam a afastá-las (Mc 10, 14), por exemplo.

5. FALTA DE COMPROMISSO
Quando Jesus vê a multidão faminta e desorientada, quer dar-lhes de comer. Mas os discípulos sugerem que a mande embora (Mc 8, 1-10).

O BOM CARÁTER DE DEUS
- Jesus vela pelos seus discípulos (Mc 14, 3-9).
- Jesus sabe o nosso futuro, sabe quem encontraremos no nosso caminho (Mc 14, 13-16).
- Jesus nos da a chance de nos arrependermos mostrando a consequência dos nossos atos (Mc 13, 17-21).
- Jesus sabe o que é se entristecer, ter medo e angustia, Ele pode identificar-Se connosco nessas situações (Mc 14, 72).

PRINCÍPIOS E VALORES
- Devemos perguntar a Jesus como ele quer que façamos as coisas (Mc 14, 12).
- Ao orarmos podemos expressar a nossa vontade a, Deus porém temos que nos submeter a vontade do Pai como Jesus nos ensinou (Mc 14, 36).
- Temos que vigiar e orar para não cair em tentação (Mc 14, 38).

Adaptado de: http://devocional-747.blogspot.pt

Sem comentários: