sábado, 11 de fevereiro de 2017

Primeiras notícias oficiais sobre a visita do Papa

Começaram a ser dadas notícias oficiais sobre a visita do Papa a Portugal… Sim, porque não confirmadas há muitas e todos os dias surgem novas…! Mas esta sexta-feira decorreu a primeira conferência de imprensa, em Fátima, sobre a celebração do centenário e sobre a presença do Papa, como peregrino, na Cova da Iria. Já se sabe quem coordena a visita, o reitor do Santuário, que não acha provável que os pastorinhos Francisco e Jacinta, beatificados no ano 2000, sejam canonizados este ano. O que também já se conhece é a identidade visual da visita do Papa.

Fátima continua a ser notícia, oficialmente, pelo encerramento da fase diocesana do processo de canonização da Irmã Lúcia. Vai acontecer dia 13, segunda-feira, e a Agência ECCLESIA publica várias histórias que ajudam a conhecer melhor a “memória” das Aparições de Fátima:
- a vice-postuladora recorda que «difusão» da Mensagem de Fátima passa por uma religiosa na clausura;
- uma carmelita que conviveu com a Irmã Lúcia lembra o dia em quis saber como «o computador trabalhava»
- e o bispo de Coimbra afirma que a clausura vivida pela Irmã Lúcia era «absolutamente atenta» ao mundo

E há outras histórias para conhecer sobre a longa vida de Lúcia de Jesus, nos próximos dias… Ainda hoje, fica uma sugestão: olhar a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente, que hoje se assinala, como uma forma de lembrar momentos de fragilidade. E um apelo: o da Cáritas Portuguesa para apoiar os refugiados na Turquia.

Sem comentários: