sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Igreja/Sociedade: Portuguesa é a nova presidente do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus

Olinda Marques foi escolhida para um mandato de dois anos 

Foto: MTCE
Lisboa, 16 out 2020 (Ecclesia) – A portuguesa Olinda Marques foi eleitahoje “por unanimidade” presidente do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus – MTCE, para um mandato de dois anos, na assembleia geral realizada online.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a coordenação nacional da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) informa que Olinda Marques é profissional de Farmácia “no centro interior” de Portugal e “tem uma experiência longa de militante cristão”.

Atualmente, Olinda Marques é dirigente nacional da LOC/MTC e da Diocese de Coimbra; começou como militante e dirigente da JOC – Juventude Operária Católica “durante muitos anos”.

A nova presidente do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus – MTCE foi “eleita por unanimidade” na assembleia-geral que se realizou hoje, pela primeira vez, através das plataformas digitais.

De Portugal participaram também no encontro o coordenador e a vice-coordenadora nacional da LOC/MTC, respetivamente Américo Monteiro e Alice Marques, bem como Olinda Marques, que era já membro do grupo de coordenação europeu, e Fátima Almeida que é copresidente do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos – MMTC.

O comunicado destaca que o MTCE vai continuar “a dar especial atenção à sua campanha europeia pelo Domingo Livre”; Foram vários os assuntos debatidos na assembleia-geral, e “aprovados no exercício da democracia plena desta organização”.

A mais recente encíclica do Papa Francisco ‘Fratelli Tutti’ também esteve pressente na reflexão destes militantes: “É preciso prestar atenção à dimensão global para não cair numa mesquinha quotidianidade. Ao mesmo tempo convém não perder de vista o que é local, que nos faz caminhar com os pés na terra”.

“Apelo que levou a que Olinda Marques, aceitasse o desafio feito pelos diversos membros do MTCE, por um mandato de dois anos”, salienta ainda o comunicado da da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos em Portugal.

A próxima assembleia-geral do Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa deve realizar-se em Portugal, no mês setembro de 2021, em Alfragide (Amadora), antecedendo o Conselho Mundial do MMTC que vai ter lugar no mesmo local.

A LOC/MTC vai promover, de 12 a 15 de novembro, um seminário internacional sobre o tema ‘Evolução das relações e formas de trabalho na era digital’, em Aveiro.

CB/OC

Sem comentários: