domingo, 19 de outubro de 2008

Faleceu um Amigo de Colares

Faleceu em Oeiras, onde residia há alguns anos, o Amigo de Colares, Sr. Mário Dinis Teves Costa, aos 83 anos de idade, depois do sofrimento de uma doença prolongada.
A nossa terra muito lhe deve, dado que durante dezenas de anos (salvo durante as interrupções provocadas pela sua vida profissional de militar), teve presença activa, quer como cristão católico, quer como cidadão empenhado na vida comunitária.
Sendo descendente do fundador dos Bombeiros Voluntários de Colares, Sr. José Inácio da Costa, era natural a sua ligação à vida desta Associação de bem fazer, integrando o comando num período de transição difícil da vida desta corporação.
Foi um activo militante cristão católico (a par da sua falecida esposa, D. Manuela Costa), com presença quase permanente em movimentos, comissões ou grupos de trabalho de âmbito paroquial.
É oportuno destacar a sua participação numa comissão que, no princípio dos anos 70, assumiu a responsabilidade pela gestão do Jardim Escola Santos Inocentes.
Esta obra de apoio social às famílias (fundada pelo então pároco, Padre Manuel Frazão Batista), corria o risco de extinção face à saída repentina da Paróquia do seu fundador e graças àquela comissão (e com o apoio e sacrifício dos escassos colaboradores que então tinha), foi possível a sua subsistência, posteriormente continuada pelo Centro Social Paroquial de Colares.
Deixou Sr. Mário Costa a imagem de uma pessoa determinada, de carácter austero, honesto material e intelectualmente, exigente consigo próprio e que, com o seu exemplo, se impunha naturalmente aos que com ele privavam ou trabalhavam. Ainda hoje há bombeiros ou ex-bombeiros que recordam com saudade a sua capacidade de chefia, o prestígio de que gozava e a aceitação que teve no Corpo Activo, factores que muito contribuíram para o êxito do seu comando.
Dele se poderá dizer que foi uma referência para a comunidade de Colares.

Sem comentários: