quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Peregrinação á Terra Santa e Jordânia

De 23 a 30 de Julho realizou-se uma Peregrinação da Paróquia de Colares à Terra Santa e Jordânia, pena é que de Colares poucos foram, no entanto penso que representámos bem a nossa Paróquia.
De malas e bagagens lá partimos cerca de 40 peregrinos de coração aberto para ver, conhecer e sentir locais bíblicos tão importantes para nós cristãos.
De dia para dia a cumplicidade entre o grupo cresceu com as experiências vividas, as orações em conjunto, as visitas a locais sagrados, as eucaristias em sítios onde Jesus esteve, a própria situação de segurança extrema em Israel para evitar atentados, a secura do deserto da Jordânia, o policia que nos acompanhou na Jordânia para nossa segurança, as metralhadoras nas ruas de Jerusalém e noutras cidades, o casamento de judeus e outro de beduínos a que assistimos, as estranhas iguarias a saborear, as ruas dos mercados, os cheiros e as cores, e o calor, ah esse calor!!!
Disto tudo há de certeza momentos que tocaram cada um de um modo especial, a mim houve vivências inesquecíveis como:
- A Eucaristia Campal ás 8h da manhã no monte das Bem-Aventuranças, frente ao Mar da Galileia, a paz, essa paz que só pode vir de Deus inundou-nos a todos, foi lindo!
- O Monte Nebo onde Moisés com o povo judeu libertado avistou a Terra Prometida, é indescritível de beleza, e a paisagem essa, continua intocável há 2000 anos, é só a nossa imaginação querer e vemos as tribos de Moisés naquele local.
- A Eucaristia intimista na Gruta de Belém onde o Senhor nasceu, foi muito especial.
- A chegada a Jerusalém ao fim da tarde quando espontaneamente todos cantamos “Shalom Jerusalém” ao avistarmos a beleza dessa cidade.
- A oração no Muro das Lamentações, envolvidos pela fé de outro povo que se abstrai de tudo e todos, e reza com movimentos ritmados junto às ruínas do Templo, homens, mulheres, velhos, novos, ortodoxos, etc.
- O Santo Sepulcro, a Sala da Última Ceia, a Via Sacra, o Jardim das Oliveiras onde nos foi permitido entrar e tocar as oliveiras milenares que testemunharam a agonia do Senhor.
- E Petra na Jordânia essa maravilha dos Nabateus de pedra rosada esculpida na montanha, uma cidade inteira escondida nas cordilheiras.
- E o Sr. Prior sempre bem disposto, preocupado com que tudo corresse bem, as suas homilias, reflexões e orações, foram de um verdadeiro pastor em peregrinação com as suas ovelhas. Obrigada!

E a vocês todos que não foram e que já vieram pedir que se houvesse outra Peregrinação para avisar, vai um conselho “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, e esta é uma delas! Para a próxima vão, porque vimos mais completos e ricos como cristãos!

Celeste Ribeiro de Carvalho

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu fui dos poucos que tive o grande privilégio de poder ir nesta peregrinação. Faço minhas as palavras da Celeste. Inesquecível, e fantástica, a viagem de uma vida. Aconselho seriamente a quem puder ir, que vá, e de preferência com o Nosso Prior que foi incansável e de uma espiritualidade que fez com que todos voltassemos com uma riqueza e paz interiores difíceis de descrever. Shalom