segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

17-01-2010 Missa da catequese Almoçageme e Colares

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns,as catequistas tem feito coisas muito bonitas.
É um gosto ver as suas Festinhas.

Anónimo disse...

Parabéns, as catequistas têm feito um trabalho muito bonito.
Estão todas de parabéns.

Anónimo disse...

Parabéns,as catequistas estão todas de parabéns, têm feito um trabalho muito bonito. Parabéns Almoçageme!

Paula disse...

Em nome de todas as catequistas, agradeço os comentários que foram aqui feitos. É sempre compensador saber que o nosso trabalho é apreciado.
Um bem Haja

Anónimo disse...

O trabalhos dos catequeistas devem sem louvados, acontece que os catequistas são da Paroquia de Colares, porque não existe a Paróquia de Almoçageme, o que eu como mãe de um catequisando quero dizer é que não acho bem que exista distinçã dentro da paróquia. Expliquem-me porque é que no mesmo domingo existem duas missas da catequese? E porque é que não existe divulgação?.

Paula Mata disse...

Respondendo ao comentário feito pela mãe de um catequisando, o que muito agradeço as suas palavras,devo dizer que tem toda a razão, a Paróquia de Colares é só uma e efectivamente Almoçageme não é o Centro da Paróquia, mas devo lembrar que Almoçageme, também pertence à Paróquia de Colares e também tem crianças que precisam de ser acolhidas e acarinhadas, também tem crianças que precisam muito de formação cristã, tal como tem Colares, Mucifal, Azenhas do Mar, Praia das Maçãs, Penedo, Azoia, Ulgueira, Eugaria e tantos outros locais da nossa Paróquia. Como sabe para chegar ao coração destas crianças e jovens é preciso mostrar-lhes que eles também pertencem à Comunidade como “pedras vivas” que são e que também eles celebram o sacramento da Eucaristia e por isso é necessário preparar uma Eucaristia onde eles se sintam mais acolhidos e onde participem mais. Tenho efectivamente pena é que seja preciso haver duas missas da catequese no mesmo dia, para que consigamos chamar a atenção dos adultos desta Paróquia, para o mal que se tem feito à formação das crianças ao longo dos anos, com esta rivalidade mesquinha entre os dois lugares, tanto as de Almoçageme, como as de Colares. A missa da catequese de Almoçageme foi fruto dessa mesma reflexão, a rivalidade existente entre os dois lugares, privava muitas crianças a celebrar esta mesma Eucaristia de uma maneira mais próxima deles. Devo lembrar que o papel de cada catequista desta Paróquia não é estarmos preocupadas com rivalidades entre lugares, para nós o mais importante é chegar ao coração das crianças e dos Jovens e mostrar-lhes o quanto Jesus nos ama. S. Paulo numa das suas cartas diz “VEDE COMO ELES SE AMAM”. Era bom que os não crentes um dia pudessem olhar para nós, cristãos e pudessem dizer estas palavras. Meus queridos pais é pelo nosso testemunho de vida que nós vamos mostrar aos nossos filhos e aos nossos catequisandos este amor que DEUS tem por cada um de nós. Não nos preocupemos se existe uma, duas ou três missas da catequese por dia, nós é que fazemos a desunião não é o Sacramento da Eucaristia.
Aproveito para informar que é intenção da catequese, fazer nos vários locais da nossa Paróquia, uma missa da catequese por mês. Ainda não o conseguimos concretizar no Mucifal e Azenhas/Praia, tem sido difícil, devido à disponibilidade dos catequistas. Olhando para a sociedade dos dias de hoje, tomamos consciência que é preciso ir ao encontro das crianças, neste momento já não nos podemos dar ao “luxo” de ficarmos nas nossas igrejinhas à espera que muitos pais os levem à missa ou à catequese, muitas crianças vão sozinhas para a catequese, porque é perto das suas casas, mas não conseguem ir sozinhas para irem para Colares a uma missa da catequese.
Em relação à falta de divulgação agradeço aos pais que nos informem, onde tem falhado e em que Centros, para que efectivamente possamos melhorar essa parte.Ficamos também abertos a propostas e a sugestões, para melhorarmos e para que a catequese chegue a todas as crianças da nossa Paróquia, sem excepção.
Obrigado e um bem Haja a todos

Anónimo disse...

Obrigada pelo que escreveu, mas eu continuo com a mesma.
Tal como diz "como sabe para chegar ao coração destas crianças e jovens é preciso mostar-lhes que eles também pertencem à Comunidade como "pedras vivas".
No tempo da catequese do meu outro filho, agora me lembro que a Paula já era catequistas em Colares, havia mais empenho da parte da comunidade, pois até iam nas carrinhas do Centro Paroquial buscar as crianças (as que infelizmente os pais não podiam levar e até participar na Eucaristia) a todos os locais da Paroquia para juntos, muitos deles sem se conhecerem, serem as ditas "PEDRAS VIVAS" no ceio da mesma comunidade (Casa Mãe-Igreja Paroquial).
Mais uma obervação:
Então explique-me onde é que existe rivalidade, quando a referida missa foi só para os meninos de Almoçageme, ou estou errada? O meu filho não me falou desta missa e anda na catequese no Mucifal (eu até poderia escolher a que missa é que preferia ir)Eu exemplifico: quando a missa da catequese for nas Azenhas do Mar (e só para os meninos das Azenhas) e em Colares é só para os restantes, com excepção das Azenhas e de muitas outras localidades (Azóia, Almoçageme ....)
Eu moro no Banzão e o meu filho como já disse frequenta a catequese no Mucifal, e na missa da catequese o que eu vejo são quase sempre os mesmos catequisandos. Porque será?
Numa das suas frases mais me ajuda na minha "refilisse" ... "Ainda não o conseguimos concretizar no ... devido à disponibilidade dos catequistas." A disponibilidade é o fundamental, nas se fosse a mesma (mesmo dia, mesmo sitio) talvés eu não escrevesse estes comentários.
Penso que a catequese chega a todas as crianças da Paróquia, se não chega é porque os pais não o querem.
No passado mês de Dezembro fomos à missa da catequese ao Algueirão que é todos os Sábados à tarde, e foi um prazer ver, tanta, mas tanta criança, e uma participação exprema, quer dos catequiatas, quer dos meninoe, e em colares isto já aconteceu.
Não vou maçar mais, mas há que rever esta "versão" de duas missas da catequese no mesmo dia.
Mais informo que sempre, mas sempre Almoçageme é diferente, e isso toda a gente sabe.