terça-feira, 24 de janeiro de 2012

«Grandes Religiões do Mundo»



A iniciativa é aberta ao público em geral e pretende fomentar o diálogo inter-religioso com a ajuda de teólogos e Investigadores.


Lisboa, 24 jan 2011 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, inicia esta quarta-feira, em Lisboa, um ciclo de conferências sobre “Grandes Religiões do Mundo”, dedicado ao Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Lara Cruz, que integra a equipa pedagógica do CNE, explica que esta iniciativa se insere num dos principais objetivos do Movimento para o próximo triénio, “fazer com que os jovens promovam e respeitem o diálogo inter-religioso e ajudar os dirigentes a estarem preparados para os esclarecer”.
“Para tornar isto possível, decidimos criar um ciclo que abrangesse as religiões mais representativas do mundo, com a participação de um conjunto de especialistas de cada área e sempre interligado com a perspetiva católica”, realça.
A conferência de abertura, dedicada ao “Fenómeno Religioso”, vai ser proferida pelo professor Juan Ambrósio, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica.
Está marcada para as 21h00, no auditório da sede do CNE, e vai ser ainda aberta ao público em geral.
“Pensamos que esta será também uma forma de contribuirmos para a dinamização de espaços do CNE que normalmente estão fechados durante a maior parte do ano”, sublinha Lara Cruz.
Além do ciclo sobre religião, que se vai prolongar até junho deste ano, a equipa nacional pedagógica está a preparar outros eventos de caráter formativo e cultural, com destaque para um festival de cinema que será apresentado em breve.
Fundando em 1923, o Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial.
Atualmente, conta com perto de 60 mil jovens e 10 mil adultos, integrados em cerca de 1100 agrupamentos espalhados pelo país.
JCP

Sem comentários: