quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Movimentos católicos juntam-se no Parlamento Europeu

Lisboa, 15 fev 2012 (Ecclesia) – A plataforma de movimentos católicos “Juntos pela Europa” vai juntar-se a 12 de maio no Parlamento Europeu, em Bruxelas, numa iniciativa que terá atividades paralelas em cerca de 100 cidades do continente, incluindo sete portuguesas.

Os 240 movimentos e comunidades cristãs envolvidos no projeto reúnem-se em torno do Manifesto “Os 7 SIMs”, que defende a “dignidade inviolável” da vida, a família enquanto ligada “por um pacto indissolúvel de amor entre homem e mulher”, bem como a proteção da natureza, explica o blogue da plataforma.
A declaração assinada na sequência de dois encontros realizados na cidade alemã de Estugarda em 2004 e 2007 preconiza também uma “economia justa”, a “solidariedade “com os pobres e os marginalizados”, a “paz” e a “responsabilidade para com a sociedade”.
Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Faro, Funchal e Ponta Delgada vão unir-se a 12 de maio “ao maior número de cidades europeias onde serão criadas também dinâmicas de animação e celebração deste evento”, refere a página.
O encontro na capital belga vai ser antecipado a 24 de fevereiro em Lisboa pela conferência “Europa, onde está a tua alma?”, que decorre às 21h00 na igreja do Campo Grande, com as intervenções do padre Hermínio Rico, Laurinda Alves e do antigo eurodeputado José Ribeiro e Castro.
As origens da plataforma católica remontam a 1998, quando o Papa João Paulo II promoveu uma reunião em Roma com novos movimentos da Igreja Católica para “Reavivar a Alma Cristã da Europa”.
Comunidade Emanuel, Verbum Dei, Equipas de Jovens de Nossa Senhora, Equipas de Nossa Senhora, Metanoia, Movimento Apostólico de Schoenstatt, Cursilhos de Cristandade e Focolares são os organismos portugueses integrados na plataforma que quer trabalhar pelo Manifesto “com todas as forças sociais e políticas”.
RJM

Sem comentários: