quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Praia das Maçãs

Sintra, Lisboa 28 ago 2013 (Ecclesia) - A Praia das Maçãs, em Colares, Sintra, recebe este domingo em procissão a imagem de Nossa Senhora da Praia, uma tradição iniciada em 1896.

A eucaristia realiza-se na capelinha da Praia das Maças, pelas 16 horas, no dia 1 de setembro, segundo depois em procissão “milhares de pessoas” pelas ruas a acompanhar os nove andores até à praia, revela o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O destino é “o oceano onde ficam a aguardar o lançamento de pétalas de rosa, vindas do céu”, explica a organização.

A procissão integra as imagens de Nossa Senhora da Praia, de Nossa Senhora dos Mares, da aldeia de Azenhas do Mar, de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos surfistas da Praia das Maçãs.

Na procissão vão, também, andores com a imagem de S. Marçal, padroeiro dos bombeiros voluntários, do Menino Jesus, de Nossa Senhora de Fátima, de São José, do Sagrado Coração de Jesus, e de Santo António de Lisboa, todos transportados por voluntários.

Esta celebração remonta a 1896, na “sequência da construção de uma ermida por Alfredo Keil”, mais conhecido por ser o autor da música do Hino Nacional de Portugal.

“Certamente inspirado pela lenda segundo a qual teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs”, acrescenta a organização.

Depois da morte de Alfredo Keil, a festa foi retomada há 30 anos, primeiro por moradores e veraneantes e agora, pela Irmandade de Nossa Senhora da Praia.

O comunicado assinala que a procissão é “um motivo de grande atração para a população local e visitantes de vários pontos do País”.

CB/LS

Sem comentários: