domingo, 16 de novembro de 2014

PAISAGENS DOS NOSSOS DIAS - DA CHATARRONA (MATEUS 25,14-30)

Várias maravilhas em tempos e situações diferentes (embora no mesmo dia)  têm, no  entanto, de comum o mesmo tema : o mar, as nuvens e o sol.... expressões da Tua Criação, do Teu imenso Amor ....
São estes momentos de silencio interior, em que paro para Te louvar e agradecer,
que me enchem a alma e me sussurram baixinho ..... vale a pena !

Meus amigos, desejo-vos uma santa tarde na paz do Senhor Jesus.
Sabiam que hoje é o penúltimo fim-de-semana do ano litúrgico? Para o próximo será o último em que a Igreja proclama "Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo". Termina, assim, o ano com chave de ouro.

Hoje é o XXXIII domingo do tempo comum, e daqui por duas semanas entramos no Advento. Uau! O tempo passa de foguetão!
Neste domingo, Jesus fala-nos da Parusia, ou seja coisas do fim do mundo, fazendo-nos um apelo à vigilância. O senhor pode vir a qualquer momento da nossa vida... Mais uma vez fala-nos por parábolas e apresenta-nos as dos 
talentos. Para nós será as nossas "qualidades", ou se quisermos as graças com que o Senhor nos dotou para vivermos em comunidade trabalhando-as de forma a crescerem, não tão para nós, mas no serviço aos outros que por nós passam na vida. Ricos ou pobres... pessoas simplesmente como tu e eu. Uns saberão melhor sorrir, cantar, ter uma palavra de consolo e carinho ou acolher apenas com um abraço fraterno.... Distribuindo os nossos talentos, ou antes o nosso Amor!
Muitos saberão que sou "apaixonada" por números e, sobre esta parábola, o Padre J David Quintas, escrevia assim:
"Numa reflexão sobre a Parábola dos Talentos, pedi que me identificassem as suas personagens, indicando o que cada uma tinha e com que ficou, fazendo as contas aritméticas. Eis a resposta:
5x2=10  (o 1º duplicou  os 5 talentos que lhe foram conferidos )
2x2=4    (o 2º  duplicou os 2 talentos que lhe foram conferidos)
1x0=0    ( o 3º enterrou o talento com medo de o perder e.. não produziu nada - zero!) .
Perguntei então qual o valor do coeficiente.
- É a quantidade do amor - respondeu um miúdo. Duas pessoas tinham amor de grau 2, a outra não tinha e por isso ficou sem nada. Sem amor nada se consegue..."
Lembrei-me, do que falamos há umas semanas atrás, do "Escuta Israel " e depois de Mateus 22,34-40:
"Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo". Mais tarde Jesus iria-nos dizer, substituindo "como a ti mesmo"por  "Como Eu vos amei". 
Hoje foi demais, eu sei.
Abraço e boa semana, com Maria  na Paz de Jesus.
ana saldanha (elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: