sábado, 18 de abril de 2015

DOMINGO III DA PÁSCOA Ano B

"A paz esteja convosco.”
Lc 24,36

P. Vitor Gonçalves 
Consta em alguns meios que a próxima encíclica do Papa Francisco será sobre a ecologia e o desenvolvimento sustentável. E foi disso que me lembrei ao ver a exposição “Génesis” do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que estará por Lisboa até 2 de Agosto, desejando intimamente que o Papa Francisco pudesse ver também a beleza daquelas imagens. Se é verdade que a procura de lugares “que conseguiram escapar das transformações impostas pelo mundo contemporâneo” parece evidenciar o ser humano num papel destrutivo, é certo que pressentimos uma responsabilidade em preservar a beleza e a majestade deste frágil planeta. A obra começada no primeiro dia da criação foi confiada ao ser humano como imagem e semelhança de Deus. E, por isso, como um primeiro sinal pascal, fruto do primeiro dia em que Jesus ressuscitado venceu a morte, não se pode anunciar e viver a alegria da Páscoa sem o renovado cuidado pela criação!
Porque é um princípio que não tem mais fim, Jesus ao aparecer vivo junto dos discípulos atrapalha-os profundamente. Não sabem o que pensar, o que dizer, se hão de ter medo ou romper em gritos de alegria. A palavra de Jesus é um convite à paz. Não a paz feita de acordos impostos aos vencidos, mas aquela que permite sempre começar de novo, renascer, ver e saborear como se fosse a primeira vez. É a paz que ensina a ler a história e a aprender com ela, a integrar os processos de sofrimento e paixão, e a abrir o coração à vida como ela é, sonhando o que é chamada a ser. Na contemplação da natureza que o olhar de Sebastião Salgado nos oferece não vemos um mundo “delicodoce” mas uma escultura do tempo que marca as montanhas, os glaciares, os animais e os rostos humanos. Na sobrevivência e na festa, estamos perante um mundo pleno de vida, uma vida que importa cuidar e ver com os olhos de ressuscitados.
A ressurreição de Jesus é também ressurreição da criação. Sem cair num panteísmo ou na exaltação do primitivismo e do selvagem, a responsabilidade confiada à humanidade no Génesis (primeiro livro da Bíblia) amplia-se com a Boa Nova de Jesus. Ao oferecer a salvação em Jesus, o Pai confirma-nos na comum missão de cuidar das questões relativas aos recursos naturais e ao alimento para todos, ao respeito pela diversidade da natureza, e ao bem comum da família humana. A beleza, a bondade e a verdade da criação são a base sustentável para uma existência humana mais digna e mais fraterna, que é a consequência da ressurreição de Jesus. Quem poderá esquecer S. Francisco de Assis quando nos convida a dizer: “Louvado seja Deus na natureza, / Mãe gloriosa e bela da Beleza, E com todas as suas criaturas…”!
Como anunciar a vida plena que Jesus oferece ao ressuscitar dos mortos, sem cuidarmos desta vida frágil que é confiada a todos e da qual todos somos responsáveis?
P. Vítor Gonçalves

Sem comentários: