quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Organizações pedem fim da pobreza em Portugal

Texto Juliana Batista
Foto FIM | 11/01/2016 | 10:43
Cidadãos e instituições têm dinamizado um grupo de trabalho para definir uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e preparam-se para apresentar uma publicação sobre o tema

Várias organizações portuguesas estão a unir-se para pedirem um compromisso nacional para «Erradicar a Pobreza». Entre essas instituições está a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) e a Cáritas Portuguesa, que apresentam esta segunda-feira, 11 de janeiro, a edição n.º 48 da Revista Rediteira, sobre o tema «Erradicar a Pobreza: Compromisso para uma Estratégia Nacional».

«A EAPN Portugal, em parceria com um conjunto de pessoas e instituições, tem vindo a dinamizar um grupo de trabalho tendo em vista a definição de uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e no fundo esta publicação sistematiza esse trabalho e apresenta um conjunto de reflexões e propostas para cumprir esse objetivo», explicam os responsáveis pela organização.

A apresentação terá lugar na Sala do Arquivo Municipal dos Paços do Concelho, em Lisboa, pelas 18h00, e será conduzida pelo antigo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, contando com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura.

«Para muitos, erradicar a pobreza e a exclusão social é um objetivo utópico. Contudo, a experiência demonstra-nos que os seus efeitos podem ser prevenidos e consequentemente diminuídos os números, sempre que todos os atores sociais se impliquem de forma ativa e se definam as medidas adequadas e eficazes às realidades nacionais», refere a EAPN Portugal.

Sem comentários: