quinta-feira, 4 de maio de 2017

TOTUS TUUS MARIA

Caríssimos,
hoje vimos lembrá-los dos vários pontos que a irmã Antonella referiu no retiro que fizemos, para o dia da Consagração que será já neste Domingo, dia 07 de Maio, na Missa das 12.00h, na igreja Paroquial de Colares:

1. Chegar com alguma antecedência (de preferência 11:30h) para fazer uma boa preparação  e ir ao encontro das irmãs que estarão à porta da igreja para entregar o "kit da Consagração".

2. O "kit consagração" é composto por uma cadeiazinha (tipo pulseira), uma vela (para renovar as promessas Baptismais), uma medalha e a fórmula da Consagração. O kit não tem nenhum preço, mas quem quiser poderá fazer a sua contribuição para diminuir o encargo deste custo às irmãs.

3. Quem preferir, pode levar a sua vela Baptismal para renovar as promessas do Baptismo.

4. Cada pessoa que se vai consagrar deve levar uma flor para oferecer a Nossa Senhora.

5. Devem levar vestida uma peça de roupa branca, de forma a relembrar o Baptismo.

6. Quem preferir pode escrever com o seu próprio punho a fórmula de consagração (deve levar esta já preparada), em vez de utilizar a fórmula que já está impressa, para tal pode copiá-la do livro TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM, se for o que as irmãs trouxeram está na página 222, se for outra edição terá um titulo idêntico a:  CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA, PELAS MÃOS DE MARIA. Ou no livro dos Exercícios Espirituais para a consagração, encontra-se na página 124 com o mesmo titulo.

7. As pessoas que se irão consagrar devem sentar-se nos bancos mais à frente que estarão reservados para o efeito.


Antes de terminar gostávamos de vos fazer uma proposta.
Como sabem as irmãs moram em Vila Viçosa e foi de lá que vieram todos os sábados para nos prepararem para a consagração. Evidentemente que os gastos de gasolina e portagens são enormes. Além destes gastos há ainda a necessidade de se sustentarem (alimentação, luz, gás, etc) mesmo tendo vendido os livros, com o preço que tinham não sobrará muito...
A proposta seria:  As irmãs cuidaram de nós, agora nós queremos cuidar delas.
Então, vamos colocar nas portas da Igreja de Colares, no dia da Consagração um cesto para quem quiser ajudar deixando alimentos para as irmãs levarem para o Convento e  uma caixa com a indicação de "Irmãs" para quem preferir deixar a sua ajuda em dinheiro. Claro que não é obrigatório, mas fica entregue à boa vontade de cada um, sabendo que do pouco se faz muito.

Foi muito bom esta caminhada que fizemos juntos. Foi muito bom estreitar laços com quem já conhecíamos e uma alegria poder conviver com quem ainda não nos tínhamos cruzado. É bom ver como Cristo e Nossa Senhora nos juntam, nos fazem sentir e ser  família.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo,
para sempre seja louvado com Sua Mãe Maria Santíssima.

Até Domingo se Deus quiser.

Sem comentários: