quarta-feira, 12 de julho de 2017

Santarém: Programa pastoral inclui «maior integração eclesial dos divorciados a viver em nova união»

 Jovens e família estão no centro das atenções

Santarém, 11 jul 2017 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, publicou esta terça-feira, uma nota pastoral com as linhas programáticas para o próximo ano que vai colocar no centro os jovens e a família.

“Uma primeira direção é a preparação do Sínodo sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional»” e a outra prioridade “é continuar a aplicação da Exortação Apostólica «A Alegria do amor»”, lê-se na nota pastoral de D. Manuel Pelino enviada à Agência ECCLESIA.

Apoiar a família na transmissão da fé, designadamente “pela prática das propostas do programa de catequese” e uma “maior integração eclesial dos divorciados a viver em nova união” é uma aposta do programa pastoral de 2017-18 porque a Exortação Apostólica abre “caminhos novos e temos alguns critérios para dar passos seguros nesta área”.

A preocupação pelos jovens “não pode deixar para trás o cuidado pela família”, mas antes, deve “prepará-los e motivá-los para assumir com empenho esta vocação”, escreveu o bispo de Santarém.

Tanto a preparação do Sínodo sobre os jovens como o acompanhamento da família, só poderão “alcançar eficácia com uma ação bem conjugada e o potenciamento de todas as sinergias, ou seja, com um estilo sinodal”, sublinha o documento.

D. Manuel Pelino reconhece que existem “muitos movimentos e serviços dedicados aos jovens e à família” mas, por vezes, “cada um opera isolado no seu campo”.

“Para vencer o intimismo e a subjetividade que, por vezes, empobrecem a vida cristã”, o bispo de Santarém pede para que se cultive “a espiritualidade bíblica, litúrgica e mistagógica”.

LFS

Sem comentários: