quinta-feira, 29 de março de 2018

MEDITAÇÃO DIÁRIA Qui, 29 - QUINTA-FEIRA SANTA

Ex 12, 1-8.11-14 / Slm 115 (116), 12-13.15-18 / 1 Cor 11, 23-26 / Jo 13, 1-15

Entramos hoje no Tríduo Pascal que nos conduzirá, através da Paixão do Senhor, à glória da sua ressurreição. Este é o núcleo central da nossa fé, do Mistério da Salvação.

Para nos introduzir no mistério da Eucaristia, que hoje meditamos de modo particular, a Igreja propõe, todos os anos, que meditemos e rezemos o texto do Lava-pés. Esta ação simbólica de Jesus, que nos mostra que a nossa realização está no serviço, porque somos imagem e semelhança d’Aquele que serve, é o princípio e o fundamento da segunda parte do Evangelho de S. João.

Com um início muito solene, o narrador diz-nos que o Senhor, sabendo que tinha chegado a sua hora, leva o amor até ao extremo, isto é, até ao seu cumprimento definitivo. Vemos, nos gestos do Senhor, o amor realizado. É Ele quem nos diz que o amor se realiza no serviço: este não é simplesmente um sinal do amor, mas é a sua realização efetiva na nossa vida. Lavar os pés é representativo de todo o serviço no qual o amor se torna real.

Esta é a hora do amor perfeito que se realiza totalmente na cruz. Esta é a hora da glória de Jesus, em que tudo está cumprido. E também nós, Igreja, corpo de Cristo, somos chamados a levar o amor até ao fim, a realizar na nossa vida o Amor que é Deus em nós, servindo.

Sem comentários: