sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Igreja comemora hoje 13 de Junho, o dia de Santo António

Posted: 12 Jun 2014 07:30 AM PDT
A sua cultura humanista e clássica está demonstrada nos seus textos. A linguagem é estudada e a expressão, muitas vezes, além de erudita, é dramática e é poética. Temos disso um exemplo no belíssimo passo que diz: «Se a rola perder a companheira, dela carecerá sempre; caminha sozinha e vagabunda, não bebe água clara, não sobe a ramo verde. Por seu lado, a pomba é simples, tem um ninho mais áspero e pobre do que as demais aves, não fere a ninguém com o bico ou com as unhas, não vive da rapina…». «Não bebe água clara, não sobe a ramo verde.» A correção do ritmo é acompanhada pela doçura da imagem. Os jogos de palavras, os paralelismos, as antíteses, os recursos da improvisação imagística, a elegância da metáfora, a vivacidade das apóstrofes, tudo isso faz de Santo António um grande escritor medievo. Continuar a ler…
Posted: 12 Jun 2014 07:00 AM PDT
Entrevista ao reitor da Igreja de Santo António, Lisboa. Continuar a ver (vídeo e imagens)…
Posted: 12 Jun 2014 06:30 AM PDT
«Vinham multidões quase inumeráveis de ambos os sexos das cidades, castelos e aldeias de à volta de Pádua, todos sequiosos de ouvir com a maior devoção a palavra de vida». Mais adiante: «Estavam presentes velhos, acorriam jovens, homens e mulheres, de todas as idades e condições, vestidos como se fossem religiosos, o próprio Bispo de Pádua [Tiago de Corrado] e o seu clero». Continuar a ler…
Posted: 12 Jun 2014 05:55 AM PDT
A humildade de Santo António – será preciso demonstrá-lo ainda? – não tem nada a ver com a timidez. É uma força afável: «O pregador, portanto, deve sentar-se na cadeira da humildade (…). (Há de ser) príncipe pela constância do espírito, para que, à semelhança. do leão fortíssimo, não tema a investida de alguma das bestas (…). Deve tocar duramente os corações dos ouvintes; se, porém, ele em pessoa é tocado pela afronta, deve ser doce e afável». Continuar a ler…

Sem comentários: