segunda-feira, 9 de junho de 2014

Partilha da Chata...

Deste DOM DO RESSUSCITADO, fechando assim,o ciclo do Tempo Pascal, o qual abrange a Morte, Ressurreição, Ascenção e o dom do Espírito (o Espírito Santo connosco).

Apenas uma curiosidade, segundo o texto do livro dos Actos dos Apóstolos, os discípulos encontravam-se reunidos no Cenáculo. O Cenáculo é a sala da Primeira Ceia (da última refeição de Jesus com os Seus discípulos), e não só mas também, da aparição do Senhor os Seus apóstolos, da eleição de Matias para o lugar de Judas e agora para a descida do Esp. Santo. Segundo a tradição, o Cenáculo, é o lugar de encontro da primeira comunidade cristã reunida em oração com Maria (Actos 1,13-14), ou seja a primeira sede da Igreja nascente. Deixando isto, falemos de....

Descida do Espírito Santo!... Um sopro divino que pousou sobre os Apóstolos, fazendo-me lembrar o acto da Criação, quando Deus ao criar o homem lhe insuflou o sopro da vida (Gn 2,7).  Jesus cria o homem novo, animado por uma força nova que o leva ao encontro do outro para que, unidos no mesmo Espírito, construam pontes de amor, onde o ódio, a guerra, a fome, a violência sejam transformados em caminhos de PAZ. Esta efusão do Esp. Santo iria renovar o Mundo, aliás, constantemente o renova.                                 "Recebei o Esp. Santo"- palavras de Jesus aos Apóstolos. Pelo Batismo também nós recebemos este sopro divino. É o Espírito Santo que entra pacientemente e continuamente em nós, aguardando que O escutemos. E eu que faço? Como organizo a minha vida? Segundo este Espírito de Verdade e Amor? De Jesus O recebi, como O acolho? Sei que é urgente acolhe-Lo (E.S.) no mais íntimo do meu coração, para que possa trazer Jesus Cristo para perto de mim, tão perto, como diz o cântico: "como o o ar que respiro" .Sei que é com Cristo, através do Espírito Santo, que em mim crescem as sementes dos dons do Amor do Pai que Jesus tão bem nos transmitiu, através desse mesmo Espírito.

Como O posso fazer viver em mim? O primeiro passo é ACOLHE-LO. Deixar que Ele tome conta do meu dia (Nem sempre! às vezes é incomodo!) e depois, como posso te-LO se não perdoar? Amar também é perdoar Perdoar...! Perdoar às vezes é difícil. É o meu amor próprio tantas vezes ferido... é o que não esperava que me dissessem ou fizessem... são as minhas fragilidades que são abanadas, às vezes, não por um vento, mas por um furacão, deixando-me numa posição de desconforto às vezes ao ponto de me fazerem questionar a minha auto estima e confiança. Às vezes doí, mas também o fazemos aos outros....e quando nós tomamos consciência  e  não nos perdoamos a nós próprios, apesar de o outro nos abrir os braços, ou não?    Penso que perdoar não é um estalar de dedos, aprende-se, tal como AMAR ! Faz parte de uma caminhada que se vai construindo, com avanços e recuos....  caminhando. nunca perdendo de vista"  Aquele Jesus que me ama e como eu às vezes digo. -: vá lá Espírito Santo, Tu que estás aí, não me deixes só, ajuda-me,  faz "alguma coisinha" també. Sei que Ele faz sempre, mas pô-Lo no meu dia a dia como Aquele que trabalha comigo, conforta-me. É não estar só! (tenho um Companheiro de viagem!)

Filhos de um DEUS de MISERICÓRDIA INFINITA, Te pedimos ó Pai, ensina-nos a perdoar!

A Chata acaba aqui, desejando de verdade que a PAZ DE CRISTO esteja com todos nós, que Ele no-la dê, como aos Apóstolos, e nós a saibamos acolher,
ana saldanha ((elemento da Equipa Casais Stª Maria/Colares)

Sem comentários: